Macarrão instantâneo faz mal à saúde de crianças e adultos


Perigo Alimentar

BOMBA-RELÓGIO


A Cachaça da Happy Hour (em 30/10/2009)

Pronto para ser ingerido em apenas três minutos de cozimento, o macarrão instantâneo é considerado pela população como prático e ideal para quem não gosta, não sabe ou tem preguiça de cozinhar.

Entretanto, o conjunto de macarrão e tempero prontos pode ser uma perigosa combinação capaz de acarretar graves consequências para a saúde de crianças e adultos.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) testou dez marcas do produto e constatou que as quantidades de sódio e gordura estão acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outras sociedades médicas.

“Alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional”, atesta a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci. Estes altos índices são consequência da fritura que o macarrão instantâneo é submetido para que possa ser cozido rapidamente depois. “Os valores de gordura e de sódio estão diferentes do informado no rótulo”, explicou.

A pesquisa mostrou que alguns produtos contêm mais do que o dobro da quantidade de sódio recomendada para um adulto, o que de acordo com o cardiologista do Instituto do Coração (InCor) Paulo Camargo, pode acarretar vários riscos à saúde. “Pessoas com colesterol alto, hipertensão e crianças devem evitar ao máximo. Em geral, todo mundo deve evitar comer, porque não é um alimento saudável”.

O especialista explicou que o alto teor de sódio pode fazer com que a pressão arterial aumente, além de reter líquido e proporcionar problemas cardíacos. Segundo ele, as sociedades médicas e a OMS indicam que o consumo diário de um adulto não deve ultrapassar 2 gramas de sódio. (…)

Matéria completa aqui: Agência Brasil

* * *

Blog da Nívia de Oliveira Castro

3 comentários em “Macarrão instantâneo faz mal à saúde de crianças e adultos

Deixe um comentário simpático neste artigo: