Luminárias com discos de vinil para a decoração de ambientes

Luminária com reciclagem de LPs

LONG-PLAYS RECICLADOS E ILUMINADOS

Do blog NEMO Design

Afinal, o que fazer com aquela pilha enorme de velhos long-plays de vinil fora de uso que fica ocupando espaço e ao mesmo tempo dá uma pena danada de descartar?

Montar uma bela luminária retrô como a sugerida pelos designers israelenses Groovy Danit e Yinnon Shimi para decorar um espaço vazio. A altura do conjunto depende de quantas bolachas você dispõe.

Um projeto assim não representa nenhum mistério: divida a área de cada disco por três, faça um furo para a passagem das hastes de sustentação e coloque um separador, tipo canudinho de plástico.

Crie um espaço suficiente para o encaixe da lâmpada e fixação do bocal — desnecessário lembrar que não-incandescente para não derreter e nem provocar uma tragédia daquelas.

Na mesma largura monte os anéis de maior diâmetro com folhas de vinil, na tonalidade que mais combinar com o ambiente. Há lâminas translúcidas de todas as cores no comércio.

O cabo de energia passa pelo orifício central que todo LP tem. Arremate as pontas das hastes com bolinhas coladas, nem precisa abrir rosca para a fixação de porcas.

O conjunto pode ficar no chão ou pendurado no teto. Enfim, é soltar a imaginação e improvisar à vontade… com responsabilidade na escolha e manuseio dos materiais.

Reuso - luminária com discos LP de vinil

Outras sugestões bem legais desses craques da reciclagem criativa no Coroflot

* * *

NEMO - Estúdio & Oficina de Artesanato Inovador

5 comentários em “Luminárias com discos de vinil para a decoração de ambientes

  • 10 de outubro de 2014 em 20:11
    Permalink

    Preciso de mais detalhes, pois vou fazer como trabalho para uma exposição! É linda (:

    Resposta
  • 10 de outubro de 2014 em 20:08
    Permalink

    Onde encontro a lâmpada?
    Ela é específica?

    Resposta
    • 10 de outubro de 2014 em 20:15
      Permalink

      Você pode usar as lâmpadas halógenas do tipo palito, Giovana, fáceis de encontrar nas lojas de material elétrico. Tem mais longas ou curtas, de acordo com a altura da montagem. São baratinhas, custam a partir de 3 reais, mais ou menos.

      Resposta
  • 2 de junho de 2011 em 10:46
    Permalink

    Fica bacana tb se aumentar o espaço entre eles, usando uma quantidade menor de discos. Pode tb intercalar as distâncias, com separadores maiores e menores no msm conjunto. As possibilidades de rearranjos são infinitas, inclusive de colorações. Como vc disse, é abusar da criatividade.

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: