Luciano Huck explora desgraça para vender o seu peixe


Luciano Huck explora tragédia serranaGanhando dinheiro com tragédias humanas

Do blog BananaPost, via O Escritor *

Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Sempre que tem uma oportunidade, o apresentador da Globo usa o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no seu site.

Ontem, 15, ele postou esta mensagem no sistema de microblogging:

Luciano Huck

“Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita. http://pes.ca/gZ2Ibb”

A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é. O esquema funciona assim:

Primeiro, é necessário ir ao site do negócio de Luciano. Depois, é preciso se cadastrar no site. E então comprar um ou mais cupons de R$10,00.

http://twitter.com/#!/huckluciano/status/26377814122962944

Ganha Luciano porque divulga o seu negócio (mais de 7.000 RTs até agora), cadastra milhares de novos usuários em todo o Brasil, familiariza esses usuários com os procedimentos do site, incentiva o retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos – alavancando o Peixe Urbano financeira e mercadologicamente. Além do ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (há vários elogios nos RTs).

Sabe-se lá como será contabilizado ou fiscalizado o total recebido como doação e repassado para as duas organizações parceiras. O usuário não tem nem terá acesso a esses dados internos.

Supondo que todo o montante arrecadado chegue às vítimas, trata-se da mais sórdida exploração da desgraça alheia.

As pessoas que estão doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas habilidades e sua atenção aos desabrigados e às vítimas não estão pedindo nada por isso, não estão ganhando nada com seu gesto de solidariedade, não estão usando essa tragédia para obter nenhuma forma de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas, ficaram chocadas com as imagens e as informações, se sensibilizaram com o sofrimento alheio. Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.

E a maioria delas não tem quase nada na vida, em comparação com o apresentador da TV Globo.

De todas as iniciativas já divulgadas até o momento, só a de Luciano Huck visa primeiramente ao lucro pessoal, para depois, secundariamente, resultar numa ajuda social.

Quando um tsunami matou 200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004, um escritor inglês pouco conhecido disparou uma corrente de e-mails, nos quais fazia a oferta: “Compre um dos meus livros, e eu doarei 30% do valor para as vítimas da tragédia”. E aí?

Luciano Huck tem 2.600.000 seguidores no Twitter. É este o público-alvo do seu apelo interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta vez, mas temo que tenha superado o recorde da safadeza. Aceito argumentos que me provem o equívoco dessa suspeita.

Depois dos R$ 24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem, mais esta. Turma da Globo, vocês pensam que estão apenas lucrando com as águas mas, na verdade, podem estar brincando com fogo.

* Publicado no blog do Luis Nassif

* * *

Blog BananaPost - o porta-voz da macacada

5 comentários em “Luciano Huck explora desgraça para vender o seu peixe

  • 18 de janeiro de 2011 em 08:51
    Permalink

    Nesse mesmo link do Nassif teve o Gustavo Guimarães que deixou um comentário esclarecedor sobre a hipocrisia do Huck:

    “Existe um claro precedente no caso Luciano. Ele entrou na justiça para impedir a demolição de sua casa em Angra, que teve a obra barrada. Ele desrespeitou a legislação ambiental. E é igualmente uma área de risco.
    Se sua advogada conseguir que a demolição seja impedida, criará uma jurisprudência, para que milhares de outros proprietários de mansões em áreas de risco possam legalizar, mesmo que haja litígio sobre a terra em questão. (…)
    É uma clara demonstração de como a elite brasileira se comporta. É irresponsável, arrogante, presunçosa, mesquinha, ignorante e perigosa. É por isso qe temos que repudiar a atitude hipócrita e aproveitadora do Luciano Huck.”

    Resposta
  • 16 de janeiro de 2011 em 16:45
    Permalink

    Vai direto pro inferno quando chegar a hora do acerto de contas.

    Resposta
  • 16 de janeiro de 2011 em 15:58
    Permalink

    O que não dá para entender que, como o tal criança-esperança, ainda tem gente tão sem noção que insiste em cair no conto do vigario desses inescrupulosos. É igualzinho aquela historia dos viciados que destroi a sua vida para deixa os traficantes numa boa. Vou fazer a minha parte divulgando mais esse golpe, que é o minimo que esta ao meu alcance.

    Resposta
  • 16 de janeiro de 2011 em 13:46
    Permalink

    E se poderia esperar outra coisa de um tucano? E não estou me referindo ao nariz dele não…

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: