Louboutin: o sapato mais cobiçado do mundo vale quanto pesa?

Sapato feminino com a sola vermelha

PISANDO NUMA FORTUNA

A Cachaça da Happy Hour

Quanto vale uma sola de sapato? Se for vermelha, muito. E se, ainda por cima, tiver o nome Christian Louboutin, mais ainda.

A grife faturou a terceira edição do Sexy Shoes, evento criado pela Footwear News e Saks Fifth Avenue, com seu modelo Pigalle, vencendo concorrentes como Stuart Witzman e Jimmy Choo.

Esse prêmio é só mais um na história de um designer ousado e que se apropriou de uma cor para fazer muito dinheiro.

Louboutin ficou famoso por seu solado vermelho inconfundível. Virou um fetiche fashion. Mulheres pagam uma fortuna por isso.

No ano passado, ele entrou com um processo contra a Yves Saint Laurent alegando que sua sola esmaltada fora copiada.

De acordo com Louboutin, essa ideia lhe ocorreu em 1992: “Tinha uma garota trabalhando comigo. Quando não estava testando os sapatos, ela não tinha nada para fazer. Num certo momento, começou a pintar as unhas. E então eu peguei o esmalte e pintei a sola.”

Os advogados da YSL argumentaram que “nenhum designer deveria monopolizar uma cor”. Mas a grife garantiu os direitos autorais.

“Eu não monopolizo nada. Coloquei o tom em um lugar que ninguém pensava e virou um ícone, uma marca registrada,” disse Louboutin.

Não foi apenas a cor que se tornou um símbolo — mas, com ela, o próprio Louboutin.

Louboutin tem 48 anos e abriu sua primeira butique no início dos anos 90. Acabou se tornando um dos grandes responsáveis pela popularização do salto scarpin.

Seu design visava alongar as pernas femininas de maneira a torná-las mais sexy. Logo, muitas personalidades já desfilavam com seus calçados.

Gente como Elizabeth Taylor, Gwyneth Paltrow, Sarah JessicaParker e Kim Kardashian, provavelmente a desocupada mais famosa do mundo.

Esperto, estabeleceu uma parceria milionária com a Disney na criação do sapato da Cinderela na comemoração do 50 anos da animação, em 2012.

“A personagem e sua história ditaram o desenho para mim”, explicou. “Estava tudo lá nas páginas deste conto. O sapato é a varinha mágica de transformação, que evoca beleza, confiança e amor”.

Nos Estados Unidos, um par de Christian Louboutin custa pouco mais 1 mil dólares. Aqui, sai em torno de 3 mil 580.

Só mesmo casando com um príncipe — ou dando… uma de princesa.

Julia Souto

Um comentário em “Louboutin: o sapato mais cobiçado do mundo vale quanto pesa?

Deixe um comentário interessante neste artigo: