Ku:Rin – o triciclo movido a ar comprimido da fábrica de carros Toyota

VEÍCULO ECOLÓGICO JAPONÊS

Do blog ECOnsciência

Os protótipos nascem assim mesmo, com um jeitão um tanto esquisito e pouco funcional. Primeiro os engenheiros têm que saber se funcionam, depois é que os designers entram em ação para dar traços e contornos definitivos de veículos comerciais, de verdade.

Aí, então, quem sabe um dia cheguem ao mercado consumidor — desde que vençam, é claro, uma luta ferrenha contra os poderosos interesses financeiros, principalmente, das indústrias petrolíferas.

Kurin - triciclo movido a ar comprimido

De todo jeito, esta é mais uma tentativa, desta vez da Toyota, de desenvolver um veículo que dispense a gasolina, hidrogênio ou eletricidade para andar.

No caso, o triciclo,  nomeado como Ku:Rin (derivada do japonês ku, para “ar”, e rin, para “roda”), utiliza somente ar comprimido.

Com essa tecnologia, a montadora japonesa pretende chegar ao livro Guinness dos recordes. O modelo, que mede 3,5 m de comprimento e 80 cm de largura, atingiu 129,2 km/h em um teste realizado no dia 9 de setembro.

O projeto foi desenvolvido por aproximadamente 40 jovens técnicos no centro de pesquisa da companhia, aplicando a tecnologia de um compressor para ar-condicionados de carro.

O ar comprimido atua como um meio de armazenamento de energia, assim como uma bateria em um carro elétrico.

O projeto faz sentido: além de fabricar automóveis, motores e componentes eletrônicos, o grupo Toyota é o maior fornecedor de compressores de ar condicionado de automóveis do mundo, com produção anual de 20 milhões de unidades.

Fonte

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


2 comentários em “Ku:Rin – o triciclo movido a ar comprimido da fábrica de carros Toyota

  • 2 de março de 2014 em 11:53
    Permalink

    please send me a link for your site in English

    thank you

    Resposta
    • 2 de março de 2014 em 20:11
      Permalink

      Hi, Rohn!
      We don’t have an english version of our website but you can use the automatic translator in the sidebar, just below the social buttons.
      Thanks!

      Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: