Kit ecológico de vasos para plantas com garrafas de vinho cortadas

MAIS RECICLAGEM DE VIDRO DESCARTÁVEL

Reciclagem de vidro usado

A produção mundial de vinho oscila entre 25 bilhões e 30 bilhões de litros, que equivalem a 40 bilhões de garrafas de 750 ml. Só que o mundo está prestes a passar por uma escassez global da bebida.

De acordo com um recente e alarmante relatório da Morgan Stanley Research, já em 2012, a produção não superou a demanda, com uma sub-oferta de 3,6 bilhões de garrafas que deveriam ter sido produzidas a mais para saciar a sede do mercado.

O que fazer, então, com tanto vidro descartável já que os frascos não são retornáveis? Este será um desafio e tanto para as próximas décadas – mas que abre possibilidades para os empreendedores.

Por exemplo, entre as inúmeras alternativas de reaproveitamento das garrafas vazias, a empresa portuguesa (apesar do nome) My Little Garden especializou-se na transformação desses objetos em vasos de plantas muito legais.

A ideia é dar nova utilidade às embalagens, tornando o que seria lixo em um material aproveitável. Dessa forma, criam os “bottle kits” para o cultivo de ervas aromáticas. O produto reúne um triplo benefício: reciclagem, design e alimentação saudável.

Reciclagem de vidro usado

Os kits são compostos por sementes certificadas, o substrato não possui adubo ou produtos químicos, o pavio condutor da água do reservatório a terra é de fibra natural e as garrafas são recolhidas pela própria empresa nos restaurantes de Portugal. O material ainda pode ser reutilizado, após a colheita.

A preocupação social também está presente nos processos desenvolvidos pela companhia. Basicamente, há três instituições parceiras. OASIS, Estabelecimento Prisional de Leiria e restaurantes.

A Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social (OASIS) atribui aos portadores de deficiência a tarefa de cuidar de todo o processo de lavagem e remoção de rótulos das garrafas.

Já a montagem dos kits é realizada por detentos, assim como os demais processos, este também é manual. A caixa traz folheto com instruções indicando os cuidados necessários para o usuário.

Além disso, há parcerias com restaurantes locais que fornecem as garrafas de vinho vazias. Transformando tais objetos em vasos de planta, a My Little Garden também cria peças interessantes para a decoração.

Reciclagem de vidro usado

Reciclagem de vidro usado

Reciclagem de vidro usado

Com Ciclo Vivo

2 comentários em “Kit ecológico de vasos para plantas com garrafas de vinho cortadas

Deixe um comentário simpático neste artigo: