Karmann Ghia na lista dos 10 modelos mais bonitos

Karmann Ghia Prata

Do HotGaragem Blog

Esse veículo maravilhoso de dois lugares é considerado um TOP 10 – ou um dos dez mais belos carros esportivos já produzidos no mundo em todos os tempos – a se levar em conta os rankings de revistas especializadas ou votações de internautas em sites de automobilismo.

O Karmann Ghia não chegou sequer a atingir meio milhão de unidades produzidas entre 1955 e 1974, mas representou um marco inovador na substituição dos modelos robustos e pesadões que predominavam na década de 50. Hoje é ícone, entre os clássicos.

Suas formas arredondadas nasceram nas pranchetas da empresa italiana Ghia por encomenda da fábrica de carrocerias alemã Karmann. Curiosamente, o projeto havia sido antes apresentado e recusado pela Chrysler. Só depois disso é que a Volkswagen se decidiu pelo lançamento do modelo.

No Brasil foram produzidos apenas 23,5 mil Karmann Ghias sendo que, destes, somente 177 unidades eram conversíveis. Aqui a produção durou pouco tempo: só 10 anos, de 1962 a 1972.

Em abril passado completou-se o primeiro ano do fechamento da fábrica Karmann, abatida pela crise financeira que assolou os países desenvolvidos. A empresa havia sido fundada em 1874 para fabricar carruagens e desde 1902 fornecia carrocerias para várias montadoras, especialmente a VW.

Na verdade o Karmann Ghia continua sendo um ícone tão poderoso que cerca de 2,5 milhões de links aparecem nos resultados de busca do grande Oráculo. Já as pesquisas simples por imagens apresentam pelo menos 150 mil resultados. Entre eles, alguns espetaculares, como os que se seguem.

Karmann Ghia Vermelho

Karmann Ghia Azul

Karmann Ghia Preto Custom

Karmann Ghia Laranja

Karmann Ghia Prata e Cromado

Karmann Ghia Preto com capota

* * *

Blog Hot Garagem

Deixe um comentário simpático neste artigo: