Joias entre 25 milhões de meteoritos que caem na Terra todo dia

METEORITO FUKANG: O MAIS ESPETACULAR

Meteorito Fukang

Em média, 25 milhões de meteoritos caem na Terra todos os dias – sim, mais de 1 milhão por hora! – espalhando no chão e na água cerca 3.650.000 toneladas, a maior parte em forma de poeira.

Segundo a NASA, nos últimos 4 bilhões de anos, pelo menos 20 quatrilhões de toneladas de rochas meteoríticas adicionaram uma camada de cerca de 40 cm de sedimentos na crosta terrestre.

Dos que não se vaporizam pelo atrito durante a entrada na atmosfera, entre os que caem todos os anos, apenas 500 são grandes o suficiente para serem recuperados. Aí, podem até se transformar em joias.

Meteorito Fukang

Agora, a rocha espacial mais linda e impressionante já vista é o meteorito Fukang, descoberto em 2000 perto de uma cidade chinesa com o mesmo nome. Acredita-se que caiu há 4,5 bilhões de anos.

É uma palasita, um tipo de meteorito com cristais dourados translúcidos de um mineral chamado olivina. O material foi incorporado numa espécie de favo de mel prateado e composto de níquel-ferro.

O meteorito original tinha pouco mais de uma tonelada, mas era tão brilhante que todos queriam um pedacinho. Acabou dividido em finas fatias que foram leiloadas ou distribuídas ao redor do mundo.

Meteorito Fukang

Visto na TL da amiga Lara Moutinho da Costa

Deixe um comentário simpático neste artigo: