Jogos de xadrez com novo design, bonitos e decorativos

Jogo de Xadrez com design inovador

Do blog NEMO Design

A beleza é o primeiro atributo de tudo o que pretende ser elevado à condição de objeto do desejo. É quando o sucesso começa a exibir os seus contornos.

Não é preciso ser designer, publicitário, cirurgião plástico ou estilista de moda para perceber o impacto que provoca uma impressão inicial positiva.

O padrão de beleza expressa a necessidade de conferir formas a conteúdos, em harmonia com a realidade manifestada. Reforça a percepção do tempo, em algum momento histórico. Um processo de construção cultural em contínua evolução.

Setores mais dinâmicos da economia investem, e muito, num forte apelo visual para os seus lançamentos. É assim com veículos, brinquedos, acessórios pessoais, eletrodomésticos, móveis e objetos de decoração, por exemplo.

A expectativa natural é que empresas criativas e inovadoras incorporem sempre novos elementos para realçar a ideia de modernidade.

Com o xadrez acontece o oposto, salvo iniciativas isoladas. A forma básica é convencional e repetitiva, quase sempre contrapondo tons claros e escuros de madeira. O modelo mais famoso não passa por alterações desde a sua concepção, há quase 200 anos.

Jogos de estilo “clássico” que dominam o mercado mundial são uma imposição de menos de uma dezena de companhias localizadas na Índia. Fica tudo óbvio, então: sólidas tradições aliadas a uma tenaz resistência a mudanças emperram a introdução do que é novo.

O resultado disso é que hoje, em pleno século 21, o xadrez exibe aspecto cansado e pouco arejado. Mesmo os modelos de alta qualidade parecem anacrônicos em ambientes atuais.

A busca da beleza e funcionalidade não-convencionais estão entre algumas das razões para que o grupo de artesãos que produz jogos de xadrez tão diferentes mantenha o blog Matéria Incógnita.

Se conversamos até agora é porque você deve ter um jeito convergente de ver as coisas. E se identifica com o uso de novos materiais e tecnologias para viabilizar propostas estéticas contemporâneas.

Simultaneamente, temos interesse também em estabelecer parcerias com designers, artesãos e estudantes que não dispõem de tempo, espaço físico e ferramentas para concretizar projetos que a modernidade impõe. Alguns modelos oferecidos aqui já são o resultado deste intercâmbio profissional.

Uma ideia original é sempre bem-vinda. Discuta sua viabilidade conosco.

Será ótimo interagir mais ainda com você.

* * *

NEMO - Estúdio & Oficina de Artesanato Inovador

Tabuleiros xadrez e damas - preto e prata metalizados

8 comentários em “Jogos de xadrez com novo design, bonitos e decorativos

  • 12 de setembro de 2013 em 19:01
    Permalink

    Claudia
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo esmero e criatividade na criaçao deste jogo. Realmente de encher os olhos. Coleciono jogos e material de xadrez ha mais de 15 anos e posso afirmar com propriedade; esse jogo é único. Mal posso esperar para colocá-lo em minha coleçao.
    Favor me passar os dados necessários para negociarmos, ok.
    Parabéns.

    Resposta
    • 13 de setembro de 2013 em 18:10
      Permalink

      Oi Luiz,
      nós é que agradecemos os seus elogios.
      Se você gostou das fotos imagine ao vivo!
      Realmente impressiona.

      O Marcos vai entrar em contato com você por e-mail, ok?

      Abs,

      Cláudia

      Resposta
  • 27 de dezembro de 2010 em 21:21
    Permalink

    Queria saber se esse jogo de Xadrez está sendo comercializado?
    Caso esteja, como e onde possível adquirir um?

    Resposta
    • 28 de dezembro de 2010 em 19:43
      Permalink

      Resposta já encaminhada pessoalmente por e-mail, confira. Obrigado pelo interesse.

      Resposta
      • 25 de dezembro de 2011 em 23:44
        Permalink

        Também gostaria de saber onde está sendo comercializado, em especial peças.
        Acabei de ser presenteado com uma tabuleiro/mesa toda em madeira feita manualmente pela minha tia – ficou fantástica – vou coloca-la em minha sala de estar e agora preciso comprar peças que combinem.
        A ideia inicial seriam peças clássicas, mas o desenho desta primeira foto me chamou muito a atenção. Agradeço se puder me ajudar. (vide e-mail)

        Resposta
  • 17 de julho de 2010 em 16:45
    Permalink

    Apesar de gostar de inovaçoes, prefiro os tabuleiros clássicos de madeira, causam fascinio em mim. Até hj me arrependo de nao ter pago 200,00 num lindo tabuleiro com pecas de madeira que vi num shopping, qdo. retornei lá nao encontrei mais.
    Seu blog está muito bonito, espero voltar aqui em breve.
    Abç

    Resposta
    • 19 de julho de 2010 em 12:26
      Permalink

      Concordo com você, Giovani, os clássicos são imbatíveis, especialmente o consagrado modelo “staunton”. O problema é que tudo fica girando muito por aí, parece que nada sai do lugar. Às vezes precisa de uma boa sacudida, dar mais passos adiante. Valeu pelo comentário e obrigado pelo elogio. Você inflou o ego da turma toda. Abs, Yuri.

      Resposta
    • 19 de julho de 2010 em 18:14
      Permalink

      Também gosto. Só que em certos ambientes não tem jeito de combinar. Aí a solução são esses sets de design arrojado que, por sinal, são os mais difíceis de conseguir aqui no Brasil.

      Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: