Jogo de xadrez com 42 mil argolinhas de metal entrelaçadas

ANÉIS SÃO MONTADOS UM A UM NO ALICATE

Xadrez montado com argolinhas

Produzir um único jogo completo de xadrez, com tabuleiro de 64 casas e 32 peças, é tarefa das mais complexas, seja qual for o material utilizado – metais, madeiras, resinas, pedras, vidros…

Dos desenhos e projetos iniciais, passando pela prototipagem, modelagem, usinagem e polimento, até a montagem final, é uma jornada que faz muito artesão desistir pelo meio do caminho.

Os sets desenvolvidos pela NEMO Design, por exemplo, utilizam quase 200 componentes de zamac fundido e MDF recortado – cada um multiplicado por dezenas de procedimentos técnicos.

Malha de argolinhas

Agora imagine, também, o trabalho, a paciência e a determinação para produzir um conjunto composto por nada menos que 42.250 argolas metálicas entrelaçadas e pesando mais de 6 kg.

Tudo depende basicamente de habilidade e força nas mãos para manipular dois alicates no processo de fechamento dos anéis de alumínio anodizado nas tonalidades prata, cobre e grafite.

Parece simples, mas tente fazer igual. O tabuleiro ainda vai… mas e as peças? Depois calcule o tempo gasto no serviço para chegar ao justo valor da mão-de-obra. Não há dinheiro que pague.

Xadrez com argolinhas metálicas

Peça com argolinhas de alumínio

Jogo de xadrez artesanal

Clique nas imagens para ampliar e nos links sublinhados do texto para ver e saber mais.

Deixe um comentário interessante neste artigo: