Jipe Lada Niva ocupa vaga deixada pelo Land Rover Defender

OS RUSSOS DEVERÃO INVADIR O REINO UNIDO

Jipe Niva reformado

Na falta do tradicional Defender, que vai ser aposentado pela Land Rover no fim deste ano, os ingleses já estão adotando o Lada Niva para cumprir as habituais funções dos carros fora-de-estrada.

Um aumento repentino e considerável dos jipes de fabricação russa em circulação nas estradas e vias públicas do Reino Unido já foi percebido pela também mal-humorada velha mídia britânica.

O off-road Niva é especialmente popular entre os britânicos, segundo informa o jornal The Times. A razão para isso são os preços baixos comparados aos do Defender e o bom nível de segurança.

Com a saída de linha do jipão da Land Rover, por não atender às novas normas de segurança e proteção do meio ambiente, o Niva poderá preencher o vazio criado no setor até finais de 2015.

O veículo, que era ridicularizado nos centros urbanos como “carro básico de comunista”, conquistou particularmente os fazendeiros britânicos, que nem se queixam da ausência do ar condicionado.

Jipe Niva camuflado

No entanto, ele sempre foi reconhecido no mundo inteiro como um 4×4 exemplar. Muito mais ágil que os Land Rover pesadões, tem um desempenho excelente em terrenos muito enlameados.

O Lada Niva foi lançado em 1977 na antiga URSS e, ao contrário do que muitos pensam, continua sendo produzido até hoje em várias versões, como jipe curto, conversível, station wagon e pickup.

Conquistou vários países estrangeiros, inclusive o Brasil, onde mantém grande número de fãs. Foi a primeira marca a desembarcar por aqui com o fim da reserva de mercado em 1990.

Mas também acabou partindo muito cedo, em função da perda de mercado pela constante falta de peças de reposição, com os problemas causados pela desintegração da União Soviética.

O Niva está para os russos assim como o fusca para os uruguaios. Como Pepe Mujica, que circula de fusquinha azul, Vladimir Putin faz o mesmo com um jipe. Camuflado, por via das dúvidas.

Carro do Putin

Jeep Monster

Jipe Niva na trilha

Jipe Niva customizado

Grade frontal para Niva

Clique nas imagens para ampliar e nos links sublinhados para saber detalhes.

Um comentário em “Jipe Lada Niva ocupa vaga deixada pelo Land Rover Defender

Deixe um comentário interessante neste artigo: