Jabuticaba tem propriedades para combater dois tipos de câncer

COMBATE LEUCEMIA E TUMOR NA PRÓSTATA

Jabuticaba - fruta brasileira

A eficácia da jabuticaba na prevenção de dois tipos de câncer — na próstata e leucemia — foi comprovada em pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo.

Segundo os investigadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, alguns compostos presentes na casca da fruta reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas.

Os chamados compostos fenólicos, que dão a tonalidade escura à fruta, atuam diretamente em duas etapas do desenvolvimento de células do câncer.

A propriedade antioxidante da jabuticaba também combate os radicais livres responsáveis pela primeira etapa da multiplicação das células.

Na segunda fase, a fruta inibe a ação de enzimas responsáveis pelo surgimento da célula cancerígena. Com isso, a jabuticaba pode ser potente em duas fases importantes do desenvolvimento do câncer.

As descobertas da pesquisa — que se estendeu por cinco anos — ganharam repercussão internacional com as publicações no British Journal of Nutrition e no canadense Food Reserch Internacional, duas das revistas científicas mais respeitadas do mundo.

Com as conclusões dessa primeira etapa do estudo, o grupo de pesquisa planeja um segundo passo, no qual serão realizados testes com a ingestão do extrato da casca da jabuticaba por roedores com câncer.

A jabuticaba, também conhecida como guapuru, é uma fruta nativa da Mata Atlântica brasileira.

Deixe um comentário interessante neste artigo: