Inventado o Abacaxoco, a fruta que é meio abacaxi e meio coco

AusFestival - Piña Colada

CARA DE UM COM GOSTO DE OUTRO

A Cachaça da Happy Hour

Ela bem que poderia se chamar Abacaxoco, foi descoberta por acidente, já se encontra em estágio final de desenvolvimento, mas recebeu o nome pouco inspirado de AusFestival.

A revolucionária fruta é uma versão modificada de um abacaxi, que nasceu com o gosto idêntico ao do coco. Não é enxerto inventado por japoneses, mas coisa de australianos.

Pela inusitada característica do tipo “dois em um”, já tem gente fazendo as contas para usar o frankenstein vegetal na elaboração do famoso coquetel caribenho Piña Colada.

A criação surgiu quando o horticultor Garth Senewski se juntou a cientistas na busca por uma variação genética de abacaxi menos ácido, mais doce e com aroma mais pronunciado.

“Nós não estávamos procurando abacaxis com gosto de coco ou de nenhuma outra fruta”, explica ele. Mas vai demorar um pouco até as que plantações produzam em escala comercial.

Enquanto o Abacaxoco não pinta no pedaço, o jeito será continuar misturando o leite de coco com a fruta “convencional” e rum na hora de preparar as deliciosas Piñas Coladas.

Abacaxoco - abacaxi com coco Piña Colada

E já que tocamos no assunto, para quem não conhece trata-se de um drink clássico dos mares do Caribe, que faz a cabeça legal da mulherada a passeio pelo paraíso tropical.

Seu sabor exótico atiça os ânimos e proporciona muita descontração ao evocar a atmosfera sensual das praias e cruzeiros marítimos. Daí a preferência das gringas a perigo.

A Piña Colada é a bebida oficial de Porto Rico desde 1978 e possui incontáveis versões de sua história, parecendo até ter sido inventada em vários locais ao mesmo tempo.

Reza a lenda oficial que o coquetel foi criado no hotel Hilton do Caribe, no Bar Beachcomber, em Porto Rico, por um barman chamado Ramón “Monchito” Marrero, no ano de 1954.

A gerência do hotel pediu ao funcionário que criasse um drink exclusivo para o bar que atendesse o exigente paladar de sua clientela burguesa high-class-beautiful-people.

O cara levou três meses desenvolvendo a mistura até chegar ao equilíbrio perfeito dos ingredientes. Desnecessário dizer que, apesar da celebridade, quem faturou foi o hotel.

Por ter um sabor muito forte e marcante, o leite de coco deve ser usado com cautela. Mas revela-se muito harmônico quando entra no ménage-à-trois com o abacaxi e o rum.

Abacaxoco - abacaxi com coco Piña Colada

Faltou dizer como se prepara uma farta e afrodisíaca dose de Piña Colada. Você vai precisar de:

. Taça bojuda que possibilite receber uma quantidade generosa de bebida
. Rum branco
. 50 g de abacaxi
. Leite de coco
. Leite condensado
. Gelo

Existem duas formas mais comuns de fazer a Piña Colada: no liquidificador ou chacoalhando na coqueteleira.

Piña Colada na coqueteleira

Jogue o abacaxi na coqueteleira e amasse até desmanchar com um mudler (socador, como o de caipirinha). Ponha três punhados de gelo na coqueteleira e sirva 3 generosas doses de rum branco. Acrescente 15mL de leite de coco e passe um farto lance de leite condensado por cima. Mexa a coqueteleira até gelar sua mão e então sirva.

O nome “colada” é o equivalente a “coado” em espanhol, mas como viram no vídeo não coei, pois gosto de morder os pedaços de abacaxi. O correto, porém, é coar.

Piña Colada no liquidificador

Junte todos os ingredientes (inclusive o gelo) e bata no liquidificador até obter uma bebida homogênea. Coe e sirva com canudos e um pedacinho de abacaxi enfeitando e um pouco de gelo.

Sirva nos ingredientes

Existem algumas formas bacanas de servir e beber a Piña Colada que, além de dar um charme todo especial, chamam muito a atenção: serví-la no interior de um abacaxi ou na casca de um coco. Para fazê-lo no coco é um pouco mais trabalhoso: serre um coco seco perto de uma das extremidades e raspe toda sua polpa para deixá-lo limpo e sem nenhum resíduo que possa se decompor ou azedar seu drink.

Reconhecimento de um clássico

Assim como a Margarita, nos EUA também se comemora o Dia Nacional da Piña Colada, em 10 de julho. Como o drink proporciona um ambiente bem sensual, a galera costuma usar nesses dias umas blusinhas insinuantes nos bares.

Camiseta Piña Colada

Com TecMundo e o suporte precioso de Papo de Homem

Deixe um comentário simpático neste artigo: