artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Início » artigos, blog chefe de redação, informação, tecnologia

Invasão de privacidade: Apple segue usuários pelo iPad e iPhone

Enviado por em 21 de abril de 2011 – 20:30Comente

iPhone e iPad - Localização GPS

BIG BROTHER DE OLHO EM VOCÊ

O Chefe de Redação

Equipamentos da Apple com conectividade 3G, como o iPhone e iPad, estão registrando, sem conhecimento ou autorização dos proprietários, a localização geográfica de quem os utiliza.

O alerta partiu de dois especialistas que criaram um aplicativo para mostrar aos usuários os dados que são recolhidos clandestinamente por seus celulares e tablets.

O assunto explodiu na imprensa especializada nos últimos dias, por levantar preocupações com relação à salvaguarda da privacidade de quem usa os dispositivos – e os leva consigo para onde quer que vá.

Segundo a informação disponibilizada, os dispositivos, com conectividade 3G e versões 4 ou posteriores do iOS, armazenam num arquivo as coordenadas geográficas dos locais por onde se passa, bem como um número que indica o momento em que estas foram captadas.

Registro ilegal de dados pessoais

De cada vez que os telefones e tablets são ligados ao computador e sincronizados com o iTunes, o arquivo é copiado, ficando disponível também nesse suporte.

Um dos problemas prende-se ao fato de os dados serem guardados no computador num formato fácil de ler, que qualquer outro programa ou utilizador com acesso à máquina também podem ver.

A equipe que desenvolveu o aplicativo – composta por um engenheiro de software (ex-funcionário da Apple) e um astrônomo que escreveu dois livros técnicos sobre o iPhone – afirma, no entanto, que o acesso ao arquivo exige alguns conhecimentos técnicos para estar ao alcance de todos os utilizadores.

Os especialistas especulam sobre a possibilidade de o arquivo se destinar a alguma funcionalidade a ser lançada pela Apple, mas a empresa ainda não fez comentários sobre o caso, o que só serve para aumentar as especulações.

Via InforSalvador

* * *

O Chefe de Redação

Comente!

Adicione um comentário abaixo, ou trackback para o seu site. Você pode também inscrever-se para esse comentário via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do assunto, não escreva tudo em maiúsculas e, claro, sem Spam.

(necessário)