InnoTruck: o caminhão do futuro com visual de avião a jato

Caminhão Diesel Reloaded

SERÁ UM PÁSSARO OU UM AVIÃO?

Do blog HotGaragem

Não resta nenhuma dúvida de que esta é uma tomada em close de um bico de avião a jato, embora as cabines de aeronaves normalmente não sejam tão envidraçadas e panorâmicas.

A outra coisa que talvez esteja um pouco fora de lugar na cena é: o que um aparelho desse tipo estaria fazendo pousado no estacionamento de um supermercado, por exemplo?

Na segunda imagem a situação já se complica mais porque o piloto, das três uma, ou atropelou, ou pousou sobre, ou está sendo rebocado por um carro super-esportivo Corvette conversível.

As duas fotos mostram como o nosso cérebro, por condicionamentos, pode pregar altas peças.

Caminhão Colani Design

NOVO PARADIGMA

A sequência de imagens desfaz a ilusão de ótica. Depois de um iate com aparência de nave espacial, agora é a vez de um caminhão com o visual absolutamente futurístico.

O  veículo promete ser a sensação da feira MobiliTec, que será realizada de 23 a 27 de abril, na cidade de Hannover, na Alemanha.

O Innotruck é resultado de um projeto chamado Diesel Reloaded, coordenado por engenheiros da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, criado nas pranchetas do estúdio de design Colani e patrocinado por empresas multinacionais.

Caminhão do Futuro

Segundo seus criadores (clique no link para ver mais fotos), essa “releitura” do transporte pesado de carga tem como objetivo demonstrar “como mudanças de paradigma nas tecnologias automotivas, energéticas e de informação podem ajudar a encaminhar tendências e necessidades da sociedade”.

A mudança de paradigma consiste em redefinir inteiramente o conceito de veículos automotores, que passariam a ser entendidos como “sistemas integrados de comunicação e informação, usando uma arquitetura modular e escalável” – entendida a capacidade de movimentação como uma forma de comunicação.

Usando aplicativos plug-and-play, e conectado a uma central de computação, a arquitetura inusitada do caminhão futurístico servirá como plataforma de testes para sistemas de comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura.

InnoTruck Diesel Reloaded

CAMINHÕES AUTOMÁTICOS

A Europa pretende ter automóveis sem motorista nas estradas em dez anos, sendo que pelo menos mil carros inteligentes já estão em testes nas estradas do continente.

A equipe do Dr. Gernot Spiegelberg está trabalhando para que os caminhões não fiquem para trás nessa tendência.

Um dos objetivos principais do Innotruck é o desenvolvimento de tecnologias que ajudem a otimizar a velocidade do tráfego e a segurança, automatizando o máximo possível, não apenas do trabalho do motorista, mas também dos guardas de trânsito e do pessoal encarregados das cargas transportadas.

Caminhão parecido com avião caça

Com Inovação Tecnológica

Deixe um comentário interessante neste artigo: