Inauguração de fachada da Cervejaria Bohemia abre Bauernfest 2011

Nova fábrica da cerveja Bohemia em Petrópolis

BOHEMIA — CERVEJA ORIGINAL DE PETRÓPOLIS

O trânsito nesta véspera de feriadão foi caótico em Petrópolis. Por um lado, milhares de veículos lutavam para sair da cidade com destino à Região dos Lagos para aproveitar o período de calor, atípico neste inverno. Por outro, turistas, convidados, barraqueiros e veículos com mercadorias tentavam dirigir-se à área onde nesta noite começou a 22ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão.

Para complicar, várias ruas centrais foram bloqueadas ou tiveram alterados seus sentidos de circulação. O resultado foi um nó no tráfego que se estendia por vários bairros durante todo o dia.

Bauernfest - festa germânica em Petrópolis150 MIL VISITANTES

De todas as formas, caso a programação tenha sido cumprida à risca, a cerimônia de abertura ocorreu às 19h, no Palácio de Cristal, com uma caminhada em seguida até a Rua Alfredo Pachá para a inauguração da fachada da Cervejaria Bohemia e de sua parte fabril, marcando o regresso da marca à cidade, após 13 anos.

A Prefeitura de Petrópolis estima receber 150 mil pessoas durante os 12 dias da Bauernfest, proporcionando um lucro de cerca de 20 milhões de reais. A expectativa é que a cidade registre 100% de lotação nos hotéis do Centro Histórico e 90% nos arredores. Serão gerados, devido à festa, 800 empregos diretos e 2 mil indiretos.

A Bauernfest surgiu em 1989 e hoje esse evento é considerado o segundo maior do Brasil em sua categoria e o mais importante da região Sudeste.

A festa vem passando por um resgate de conceitos desde 2009 e, este ano, devido à coincidência com o feriado prolongado de Corpus Christi, ganhou mais dois dias em sua programação, com apresentações de danças folclóricas, bandas típicas, corais, orquestras sinfônicas, festival de cinema, exposições, entre outras atrações, totalizando 223 espetáculos.

Bauernfest PetrópolisPROGRAMAÇÃO

Entre as novidades está a nova localização do Palco Koblenz, montado na ponte que liga a Rua Alfredo Pachá e Piabanha, nas proximidades do Palácio de Cristal.

No Salão Bohemia (Bailão), ficará uma grande tenda ao ar livre para a apresentação das bandas Germânica de Blumenau e Bauernband.

O público ainda poderá participar dos concursos de Tomadores de Chopp em Metro, do Chapéu mais Enfeitado e do Casal mais Animado.

O Palácio de Cristal abrigará o Espaço Bohemia, o Moinho (loja de souvenirs), restaurantes, a Casa do Fotógrafo, a Casa do Colono – réplica do museu de mesmo nome, e o Café Colonial. Para a criançada, histórias, jogos e brincadeiras. No seu interior, além de apresentações musicais e teatrais, contará com uma exposição em comemoração aos 150 anos da União e Indústria.

No dia 23, a partir das 10h, terá início a cerimônia de homenagens ao aniversário da estrada e a abertura oficial da exposição itinerante Engenharia da Estrada União e Indústria do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, com apresentação do Coral Canarinhos de Petrópolis.

Festa do Colono Alemão em PetrópolisNo dia 29 de junho, Dia do Colono Alemão, o prefeito Paulo Mustrangi dará início à solenidade de comemoração da chegada dos primeiros colonos a Petrópolis, que será marcada pelo tombamento do Museu Casa do Colono, a partir das 8h30.

As homenagens terão prosseguimento no Obelisco da Rua do Imperador e no monumento a Köeler, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara, finalizando com culto ecumênico no Palácio de Cristal. Participação especial dos Canarinhos de Petrópolis.

A 22ª Bauernfest conta com patrocínio da Cerveja Bohemia, do Governo do Estado do Rio de Janeiro (através da lei de incentivo à cultura), da Allen Esportes, da Águas do Imperador, da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Cultura.

NOVIDADES ENTRE AS ATRAÇÕES

Entre as novidades das atrações estão as apresentações dos grupos de Estrela (RS) e Teutônia (SC), além dos tradicionais grupos folclóricos alemães de Petrópolis, no Palco Koblenz. A animação também está garantida com “Os Cinquentões” – grupo de bandoneón de Timbó (SC).

Festa do Colono Alemão 2011No Palácio de Cristal, os destaques estão nas apresentações do Bauern Jazz; Coral dos Canarinhos de Petrópolis e, pela primeira vez no evento, o Freundeskreiss Deutscher Volkslieder – Coro Masculino de Bom Princípio (RS), que traz em seu repertório músicas folclóricas alemãs.

O Centro de Cultura Raul de Leoni também entra na festa, com o Festival de Cinema Alemão, que ocorre de 23 de junho a 03 de julho, no Cine Humberto Mauro, com grandes produções como “Marlene”, do diretor Joseph Vilsmaier, e “Edukators”, de Hans Weigartner, entre outros.

Na Galeria Galeria Aloísio Magalhães, a AGFAP – Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis, apresenta a exposição Tradições Folclóricas de Petrópolis, com início no dia 24 de junho.

Programação completa disponível no site da prefeitura — www.petropolis.rj.gov.br ou Disque-Turismo (0800) 024-1516.

* Com informações de Petrópolis em Cena

Deixe um comentário simpático neste artigo: