Homens mais novos são menos machos que os mais velhos


Homens menos machos

ESPELHO DEMAIS E HORMÔNIO DE MENOS

Pesquisa confirma aquilo que toda mulher mais atenta e experiente já havia percebido long time ago: está faltando mesmo homem alfa na praça, o macho entrou no seu ocaso. Significa que entre os novos, infelizmente, o que predomina agora são as versões mais fofinhas, beta e metro, do gênero masculino — portanto muito menos viris que os coroas.

Do blog BananaPost

HOMENS MODERNOS… COM POUCA TESTOSTERONA

Com todas as letras, doa a quem doer, os homens de hoje são menos “machos” do que seus pais ou avós. Pelo menos se depender da quantidade de testosterona, o hormônio masculino.

Nas últimas duas décadas, os níveis desse hormônio caíram bastante, segundo alguns estudos. Um deles, feito com mais de 1.500 homens entre 1987 e 2004, constatou que os machos de hoje têm 22% menos testosterona do que os de duas décadas atrás.

Segundo os pesquisadores, do New England Research Institutes, nos EUA, o declínio dos índices não está relacionado com a idade dos participantes da pesquisa –é normal que os mais velhos tenham níveis mais baixos do hormônio. A queda foi generalizada e, para eles, deve-se a mudanças no estilo de vida e fatores ambientais, como estresse e tabagismo.

O trabalho foi publicado na revista “The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism”.

Para Ricardo Meirelles, endocrinologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o achado do estudo é consenso entre os médicos. Uma das principais razões, segundo ele, é o aumento no número de obesos.

“A obesidade causa queda nos níveis de testosterona e isso favorece o acúmulo de gordura. É um círculo vicioso perverso: menos hormônio aumenta a formação de gordura e inibe a quebra”, diz. O excesso de gordura também pode fazer com que o hormônio testosterona seja transformado em estrogênio, hormônio feminino.

De acordo com a endocrinologista Elaine Maria Frade Costa, do Hospital das Clínicas de SP, outros fatores da vida moderna também influenciam.

“Poluidores ambientais e a ingestão de substâncias estrogênicas –pesticidas, componentes do plástico, soja– podem inibir a liberação do hormônio”, afirma.

As consequências são diminuição de libido, disfunção sexual, perda óssea, anemia e alterações no humor.

O quadro nem sempre precisa ser tratado. Mas, se a quantidade de hormônio masculino for abaixo da normalidade, vira doença: o hipogonadismo.

Um exame de sangue simples detecta o problema. Se a causa for excesso de peso, muitas vezes só o emagrecimento é suficiente para normalizar os níveis de testosterona. Se não, há tratamentos com reposição hormonal.

Equilíbrio e Saúde

* * *

Blog BananaPost - o porta-voz da macacada


2 comentários em “Homens mais novos são menos machos que os mais velhos

  • 30 de agosto de 2011 em 17:04
    Permalink

    Socorro!!!!!!!!!
    Eu preciso de um coroa urgente!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 30 de agosto de 2011 em 11:38
    Permalink

    Acrescenta DÂNDI na lista das suas versões fofas.

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: