Homens agora usam botox para arrumar novo emprego

COROAS ESTICANDO A CARA COM INJEÇÕES

Injeção de botox em homens

— Espelho, espelho meu, existe alguém mais liso do que eu?

Se o trintão, quarentão ou cinquentão de repente fica desempregado, o que ele faz? Pega a grana da indenização e usa parte dela para encher a cara de botox e, assim, se sentir mais confiante na disputa por outra vaga no mercado de trabalho.

Muitos homens investem pesado no visual, acreditando que a “melhoria” da imagem com toxina botulínica aumenta suas chances de conseguir um novo emprego.

É o que vem acontecendo, por exemplo, com os machões espanhóis que adotam estratégias inusitadas para aumentar suas chances de conseguir um dos escassos postos de trabalho disponíveis no país em meio à crise: injeções de botox, tratamentos antirrugas, pintura dos cabelos e outros procedimentos estéticos.

Mas não bastam as tintas capilares, espetadas de agulhas na testa e uma dose de ácido hialurônico para amenizar as rugas. Para reduzir a pança, também fazem dietas e mesoterapia (injeções de substâncias que prometem ajudar a dissolver a gordura).

PERFIL E ATITUDE

Segundo estatísticas da Sociedade Espanhola de Medicina Estética, o número de homens que recorrem a tratamentos estéticos aumentou 30% em 2011 e 20% em 2012 — e muitos pacientes mencionam abertamente a busca de trabalho como uma das motivações para se submeter a tais tratamentos.

“Na medida em que os índices de desemprego sobem, aumenta a necessidade de que os candidatos a um posto de trabalho tenham uma aparência saudável e natural”, diz Petra Vega, presidente da SEME.

Beatriz Parga, diretora do centro de treinamento e recrutamento Cegos, ressalta que o mais importante na seleção de candidatos ainda é o perfil profissional de cada um, sua trajetória e atitude.

Charge - Botox

Mas ela reconhece que tratamentos estéticos podem ajudar os candidatos a recuperar a autoestima, abalada pela longa busca por um emprego e o sentimento de rejeição. E, com isso, podem ter um impacto positivo na questão da atitude.

“Uma boa imagem pessoal é muito importante para que cada um se sinta bem consigo mesmo – e também se sinta seguro, animado e positivo”, diz Praga.

TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS

No primeiro trimestre deste ano, 130.400 trabalhadores do sexo masculino e 107.000 mulheres perderam seus empregos na Espanha, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O segmento da população masculina em que o aumento da demanda por procedimentos estéticos é mais notável é justamente entre homens de 35 a 50 anos, faixa etária na qual foram perdidos 500 mil postos de trabalho desde 2007.

Hoje, os homens são responsáveis por 25% dos tratamentos estéticos na Espanha segundo a SEME – e sua participação continua a crescer, enquanto a crise parece estar fazendo as mulheres desistirem de alguns procedimentos.

Os tratamentos mais procurados são os de estética facial. Uma pesquisa da SEME com dados de 700 clínicas apurou que no último ano 32% dos pacientes masculinos fizeram esse tipo de tratamento, que inclui peeling e a aplicação de ácido hialurônico, colágeno e botox.

Outros 26% fizeram tratamentos para se livrar da gordura localizada, especialmente no abdômen.

E algumas clínicas também têm visto um aumento da demanda por soluções para a questão da queda de cabelo, incluindo transplantes capilares.

Com F5 – Humanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *