Homem das cavernas sabia reciclar armas e objetos de uso doméstico

Reciclagem na Pré-História

ECONOMIA PRÉ-HISTÓRICA

Do blog ECOnsciência

Os humanos da Idade da Pedra são vistos, muitas vezes, como bobos desajeitados usando pele de animais. Mas arqueólogos descobriram que nossos ancestrais eram mais sábios do que pensamos – eles sabiam reciclar!

De acordo com uma pesquisa do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social, os seres humanos que viveram no Paleolítico Superior tinham notável hábito sustentável e costumavam reciclar, há 13.000 anos.

Manuel Vaquero, principal autor do estudo, pesquisou em artefatos sinais de modificações, mostrando que ferramentas sofreram reciclagem, tornando-se completamente novas.

“A fim de identificar a reciclagem, é necessário diferenciar as duas etapas da sequência de manipulação de um objeto: o momento antes de ser alterado e depois da alteração”, comentou Vaquero ao PhysOrg.

“As duas etapas estão separadas em um intervalo no qual o artefato foi submetido a algum tipo de modificação”.

Ferramentas de pedra que tinham sido expostas ao fogo, principalmente aquelas de uso doméstico, mostraram sinais claros de alterações.

Para os humanos pré-históricos, a reciclagem não foi baseada na ideia de ecologicamente correto, mas para alcançar mais eficiência, entre outras coisas.

“Isso possuía grande importância econômica, uma vez que aumentaria a disponibilidade de recursos líticos, especialmente durante épocas de escassez”, ressaltou Vaqueiro.

“Reutilizar recursos fez com que esses humanos não se deslocassem para encontrar matérias primas para produzir novas ferramentas, uma tarefa que poderia ter obrigado a ficarem longe de seus acampamentos. Eles simplesmente pegavam artefatos abandonados por outros grupos e faziam novos”, concluiu.

Talvez, os humanos atuais, possam tomar isso como alerta e grande exemplo, pensando nos recursos naturais que são desperdiçados todos os dias sem a mínima preocupação com a reciclagem.

* Com Jornal Ciência

Deixe um comentário simpático neste artigo: