artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Início » artigos, inovação, saúde & bem-estar, tecnologia

HeadMouse – o mouse virtual gratuito para portadores de deficiência

Enviado por em 14 de junho de 2011 – 19:42Comente

Indra / Adecco - downloads

300 MIL DOWNLOADS

Um mouse virtual único no mundo desenvolvido com tecnologia espanhola — que funciona com ligeiros movimentos de cabeça e gestos faciais — se expande cada vez mais, especialmente na América Latina, onde já teve mais de 300 mil downloads.

O HeadMouse foi desenvolvido pela Universidade de Lleida, em parceria com a empresa Indra e a Fundação Adecco. Segundo seus responsáveis, é uma tecnologia única no mundo, por ser gratuita e altamente eficiente para pessoas com mobilidade reduzida. Para usá-la, basta fazer o download em qualquer computador com webcam.

Além disso, sua utilização não requer aprendizagem prévia, já que seu manejo é muito simples.

Outras tecnologias com funcionalidades similares no mercado custam aproximadamente US$ 17,2 mil e exigem a aplicação de algum aparelho na face para movimentar o mouse.

Nos próximos dias, a tecnologia espanhola será apresentada no Panamá, após seu bem-sucedido lançamento no Brasil e em outras nações latino-americanas, como Chile, México, Colômbia e Argentina.

O mouse virtual, que é acompanhado de por um teclado virtual, com versões em inglês, espanhol, português e italiano, funciona a partir do uso de algoritmos de visão artificial.

Uma vez instalado o software no computador e concluído o processo de calibração, o sistema pode realizar funções como clicar e arrastar, por meio de piscadas de olhos ou com a abertura da boca.

Portadores de doenças degenerativas podem voltar a utilizar o computador, apesar dos problemas de mobilidade. Embora seja um pouco cansativa, a tecnologia é um grande avanço.

Desde seu lançamento há alguns anos na Espanha, foram incorporadas várias melhorias ao software, que podem ser baixadas no site www.tecnologiasaccesibles.com.

As novas versões possibilitam, por exemplo, que o sistema funcione sem problemas com baixa iluminação, além de oferecerem compatibilidade com um maior número de câmeras, inclusive aquelas incorporadas em computadores portáteis.

O programa também permite, além de digitação e navegação na internet, o uso de aplicações lúdicas e criativas, como pintar e desenhar.

Fonte

Comente!

Adicione um comentário abaixo, ou trackback para o seu site. Você pode também inscrever-se para esse comentário via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do assunto, não escreva tudo em maiúsculas e, claro, sem Spam.

(necessário)