Grande asteroide vai passar raspando a Terra no início de 2013

Asteroide passa perto da Terra

O NOME DELE É ‘2012 DA14’

Do blog ECOnsciência

Agora só se fala dele na rede. Não é para menos: o 2012 DA14 tem 95 metros de diâmetro e carrega em seu bojo um poder destrutivo de 30 megatons de TNT ou o equivalente a 1.000 vezes a bomba atômica jogada sobre Hiroshima, no Japão, ao final da segunda guerra mundial, em 1945.

Não é pouca coisa não. Afinal, trata-se de um asteroide da mesma classe daquele que em 1908 caiu na região do rio Tunguska, na Sibéria. E o motivo principal de tanto interesse é que passará muito próximo à Terra em 2013 – a uma distância menor do que a dos satélites artificiais que orbitam o nosso planeta.

Em 15 de fevereiro do próximo ano o asteroide 2012 DA14 vai passar “raspando” a 26,9 mil km do globo terrestre, mais perto do que os satélites geoestacionários, que estão a 35,7 mil km da superfície da Terra.

A informação foi divulgada pela NASA, a Administração de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, e está sendo examinada por astrônomos russos e de outros países, que monitoram o 2012 DA14 e tentam determinar suas dimensões e trajetória exatas.

O DA14, primeiramente observado pelo Observatório Astronômico de La Sagra, da Espanha, pertence ao chamado grupo Apolo de asteroides próximos da Terra, muitos dos quais teriam a probabilidade de chocar-se com o nosso planeta.

Com Diário da Rússia

Deixe um comentário simpático neste artigo: