artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Início » artigos, blog econsciência inovadora, inovação, veículos

Gram-Eollic, o primeiro carro quadriflex do mundo, é brasileiro

Enviado por em 15 de setembro de 2011 – 22:28Comente


Movido a gasolina, álcool, energia solar e eólica

MOVIDO A GASOLINA, ÁLCOOL, ENERGIA SOLAR E EÓLICA

O carro ‘quadriflex’ chega para mudar a história dos automóveis e veículos automotores. Com conceito ambiental, sustentável e design moderno, o funcionamento do motor pode ser a gasolina, etanol, energia eólica e solar. Quanto maior a velocidade, mais produção de energia eólica; quanto maior a incidência de luz, mais geração de energia fotovoltaica. Até com a iluminação das avenidas são captados os fótons, garantindo a total segurança do sistema.

Do blog ECOnsciência

O primeiro carro quadriflex do mundo, inventado pelo cearense Fernando Alves Ximenes, promete ser uma das atrações da Ecoenergy, 1ª Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia e Eficiência Energética, realizada a partir desta quinta-feira (15) até sábado (17), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O cientista, da empresa Gram-Eollic, adaptou um veículo Novo Uno, da Fiat, fazendo o motor operar movido a energia solar e eólica, além de gasolina e etanol. O automóvel recebeu modificações no teto, com células fotovoltaicas, e no para-choque, onde foram instaladas turbinas eólicas.

O veículo garante menor emissão de CO2 na atmosfera e possui maior potência e torque. Com o deslocamento, as turbinas giram e alimentam o sistema elétrico e o sistema de combustão. É quando utiliza tanto a energia eólica quanto a solar.

Desligado ou estacionado, é alimentado pela energia solar, captada tanto da luz do sol quanto das lâmpadas elétricas em geral. Uma bateria armazena a carga.

No carro adaptado por Ximenes, em quatro versões (executiva, esportiva, comercial e para o dia a dia), a emissão de poluentes foi reduzida em 40%, e o consumo melhorou.

O custo de adaptação do veículo é de R$ 8 mil. Agora, o inventor trabalha para chegar à versão 100% autossustentável, sem necessidade de bateria.

A feira reunirá fornecedores de produtos e serviços voltados para a geração, transmissão e comercialização de energia.

Também estarão representados setores inovadores na geração de energia como biomassa (animal ou vegetal), incluindo biogás e biodiesel, além de energia eólica, hidráulica, hidrelétrica, solar e das marés.

O Centro de Exposições Imigrantes fica na rodovia dos Imigrantes, km 1,5.

Via Rede Brasil Atual

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


Comente!

Adicione um comentário abaixo, ou trackback para o seu site. Você pode também inscrever-se para esse comentário via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do assunto, não escreva tudo em maiúsculas e, claro, sem Spam.

(necessário)