Gotye vai pagar 1 milhão de dólares a herdeiros de Luis Bonfá

COM O ACORDO TODOS SAÍRAM NO LUCRO

Música Seville

O compartilhamento de um trabalho musical acabou se transformando num exemplo altamente civilizado e benéfico para os artistas envolvidos neste caso típico de remix.

Na boa, o cantor e multinstrumentista Gotye vai pagar 1 milhão de dólares para a família do compositor brasileiro Luiz Bonfá pela utilização dos acordes da música Seville, de 1967.

O caso nem chegou a ser considerado plágio porque o australiano admitiu publicamente algumas vezes ter usado o trecho no hit “Somebody That I Used To Know”.

Tanto assim que já havia colocado Bonfá como co-autor post-mortem, antes mesmo que a música estourasse no YouTube — compare a seguir o original e a versão atual.

O acordo relativo aos royalties estabeleceu 55% para o Gotye e 45% para a família do Bonfá. No fim das contas, um não teve o trabalho de compor e os herdeiros “acertaram na loteria sem jogar”.

Precursor da bossa-nova, o cantor e violonista Luiz Bonfá faleceu em 2001, com quase 80 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer na próstata.

Com Ideia Fixa

Deixe um comentário interessante neste artigo: