Gotye vai pagar 1 milhão de dólares a herdeiros de Luis Bonfá

COM O ACORDO TODOS SAÍRAM NO LUCRO

Música Seville

O compartilhamento de um trabalho musical acabou se transformando num exemplo altamente civilizado e benéfico para os artistas envolvidos neste caso típico de remix.

Na boa, o cantor e multinstrumentista Gotye vai pagar 1 milhão de dólares para a família do compositor brasileiro Luiz Bonfá pela utilização dos acordes da música Seville, de 1967.

O caso nem chegou a ser considerado plágio porque o australiano admitiu publicamente algumas vezes ter usado o trecho no hit “Somebody That I Used To Know”.

Tanto assim que já havia colocado Bonfá como co-autor post-mortem, antes mesmo que a música estourasse no YouTube — compare a seguir o original e a versão atual.

O acordo relativo aos royalties estabeleceu 55% para o Gotye e 45% para a família do Bonfá. No fim das contas, um não teve o trabalho de compor e os herdeiros “acertaram na loteria sem jogar”.

Precursor da bossa-nova, o cantor e violonista Luiz Bonfá faleceu em 2001, com quase 80 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de complicações de um câncer na próstata.

http://youtu.be/VAny1bIApcA

Com Ideia Fixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *