Google e Facebook unidos contra AI-5 Digital nos EUA

Protesto contra lei antipirataria

SOPA INDIGESTA

O Chefe de Redação

A exemplo dos nossos privatas tucanos, liderados pelo inacreditável Eduardo Azeredo (PSDB-MG), congressistas conservadores também pretendem promover uma espécie de AI-5 Digital nos EUA.

Lá, como aqui, políticos gananciosos e oportunistas atuam escancaradamente em favor dos grandes grupos de mídia para impor pesadas restrições ou mesmo acabar com a liberdade na Internet.

A coisa é feia: até o Google e o Facebook se articulam num blackout de seus sites em protesto contra o projeto de lei SOPA — Stop Online Piracy Act, que prevê a regulação da Web nos Estados Unidos.

Por isto, não basta dizer “não”, é preciso agir com mais contundência.

“Sem pesquisas no Google. Sem posts no Facebook. Sem Tweets. Sem compras na Amazon.”, chegou a estampar a FoxNews em reportagem na véspera do réveillon.

A lei que pretende parar o que chamam de “pirataria online” favorece estúdios de cinema, gravadoras e empresas de mídia em geral. Pretende também eliminar o compartilhamento de conteúdo protegido pelos famigerados direitos autorais. Derrubando por completo sites suspeitos de infingir normas de distribuição, a lei prevê ainda prisão para os acusados.

Um blackout seria drástico, mas é considerado pelas gigantes da área de tecnologia.
Quem garante é Markham Erickson, diretor-executivo da NetCoalition, uma associação de empresas de internet que inclui nomes como Google, Facebook, Foursquare, LinkedIn, Twitter, Mozilla, PayPal, Yahoo, Zynga e Wikimedia Fundation.

“A Mozilla — que desenvolve o navegador Firefox — teve um dia de blackout e a Wikipedia já fala em algo semelhante”, disse Erickson à FoxNews.com. “Algumas companhias já tiveram discussões sobre isso”, afirmou.

Sem dar muitos detalhes, Erickson disse que as páginas desses sites podem apresentar avisos anti-censura, durante o dia de protesto.

“As pessoas precisam entender o impacto dessa lei sobre o uso da internet”, disse. Se a tal SOPA passar por lá, imagine só o gás que vai injetar na panelinha de pressão do Azeredo por aqui.

Com informações do Luis Nassif

Deixe um comentário interessante neste artigo: