Fungo sangrento tem propriedades anticoagulantes e bactericidas

UM COGUMELO EXÓTICO PODE SANGRAR?

Fungo Sangrento

Esta bizarra massa branca, coberta por gotas vermelhas como sangue, é uma rara espécie de “cogumelo” que surge em matas sombreadas. Por sua aparência exótica, é mais conhecido pelo apelido popular: fungo sangrento.

Ele é um membro da família Bankeraceae e seu nome científico é Hydnellum peckii. É muito encontrado em diversos países da Europa e América do Norte. Recentemente, exemplares foram observados na Coréia do Sul e no Irã.

Quando estes fungos encontram-se em estágio jovem, eles podem “sangrar”. O líquido vermelho que ele libera contém pigmentos e substâncias com propriedades anticoagulantes, como a heparina.

Outros anticoagulantes como a atrometina também são encontrados. Além disso, a atrometina possui propriedades bactericidas.

Ele ainda é chamado por vários outros nomes, como fungo-dente-sangrento e dente-do-diabo. Apesar de possuir característica muito evidente quando jovem, ao envelhecer, torna-se irreconhecível por obter aspecto marrom.

Com Jornal Ciência

2 comentários em “Fungo sangrento tem propriedades anticoagulantes e bactericidas

  • 17 de setembro de 2016 em 10:54
    Permalink

    Eu achei um desse aqui perto de casa, ele tava meio velhinho ja, mas ainda dava pra ver as gotas so que meio amareladas.

    Resposta
    • 17 de setembro de 2016 em 13:07
      Permalink

      Maneiro. Eu também já vi um assim, como você descreve, aqui na Mata Atlântica.

      Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: