Fraldas biodegradáveis serão feitas com papel reciclado

ECO-FRALDAS E ABSORVENTES HIGIÊNICOS

Fraldas ecológicas

Quase ninguém se toca com isto, mas as fraldas descartáveis e absorventes higênicos vêm se transformando num dos maiores problemas para o meio ambiente na atualidade.

Até ao momento, o principal material utilizado na fabricação destes produtos é o poliéster não degradável, uma vez que a produção a partir de derivados da madeira estagnou devido aos custos proibitivos, reduzindo as alternativas mais ecológicas.

Não bastasse isso, a maioria dos produtos acaba indo parar nos aterros sanitários, sem qualquer possibilidade de reciclagem.

Porém, técnicos finlandeses desenvolveram um processo que permite utilizar papel usado como matéria-prima para fabricar um “não tecido”, ou seja, um material usado na produção de fraldas, absorventes, panos de limpeza e outros produtos do gênero.

Segundo a equipe do VTT Technical Research Centre da Finlândia, os custos de produção dos “não tecidos” feitos com papel ou papelão reciclados — que podem transformar-se, por exemplo, em fraldas biodegradáveis – são cerca de 20% inferiores aos tradicionais.

O novo processo significa que estes “não tecidos” de base biológica vão ter preços mais competitivos quando comparados com os que são feitos a partir de derivados do plástico.

O uso do papel e do papelão reciclados com esta finalidade requer a aplicação de vários métodos de tratamento das fibras de celulose, bem como a eliminação de toda a lignina e hemicelulose destes materiais.

Todos os anos a Europa gera cerca de 60 milhões de toneladas de papel reciclado — 40% das quais correspondem a papelão empregado em embalagens.

Além de útil para criar produtos de higiene, de limpeza e de saúde, este material terá também outras aplicações, especialmente na indústria da construção civil.

2 comentários em “Fraldas biodegradáveis serão feitas com papel reciclado

  • 18 de setembro de 2014 em 16:09
    Permalink

    Boa Tarde Marcos,

    Gostei das novidades sobre as fraldas com papel reciclável.

    Gostaria de saber de está disponível aqui no Brasil máquina e insumos para fabricação das fraldas com papelão, principalmente Geriátrica.

    Grata

    Ilhana

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: