Festival colorido de ‘árvores de natal’ vivas no fundo do mar

AS POLIQUETAS SPIROBRANCHUS GIGANTEUS

Árvores de Natal marinhas

Poliquetas são pequenas e fascinantes criaturas que fornecem um toque festivo ao mundo submarino, por sua aparência em planos cônicos semelhantes aos de uma árvore de Natal convencional.

Esta espécie marinha, cientificamente conhecida como Spirobranchus giganteus, é encontrada nas regiões tropicais de todo o mundo, em geral com a cabeça inteira embutida em corais maciços.

Sua estrutura de tentáculos semelhantes a pelos de cores vibrantes em espiral é construída à base de carbonato de cálcio para proteção contra os predadores, além de ajudar o animal a respirar e coletar partículas de alimentos.

Exatamente pela semelhança dos apêndices vitais com os ramos de um pinheiro, o bichinho recebeu o apelido de ‘árvore de natal‘ marinha ou subaquática.

Mas ao contrário dos enfeites caseiros, as poliquetas não são sazonais. Na verdade, elas chegam a viver 40 anos colorindo constantemente o fundo do mar.

Poliqueta

Biologia Marinha

Espécie submarina

Árvore de Natal marinha

Poliquetas exóticas

Bicho marinho

Animais marinhos

Espécie marinha

Clique nas imagens para ampliar e nos links sublinhados para saber mais.

2 comentários em “Festival colorido de ‘árvores de natal’ vivas no fundo do mar

  • 31 de dezembro de 2015 em 19:04
    Permalink

    Fotos super fantásticas!
    Como pode existir algo tão lindo e com cores tão vibrantes e harmônicas? Parecem aquelas plantas luminosas de Pandora, do filme Avatar.
    Obrigado por mostrar. Abs.

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: