Faixa no piso faz gastar mais tempo e dinheiro no supermercado

Ilusão de ótica

TERRENO MINADO PARA EXPLODIR NOSSA CARTEIRA

Já mostramos aqui que os supermercados são terreno minado, onde se desenrola uma operação de guerra; que poucos locais da nossa vida cotidiana são tão controlados e monitorados como nestes estabelecimentos.

Agora os estrategistas desenvolveram uma nova tática para induzir o público a gastar mais tempo e o suado dinheirinho, ao abrandar o ritmo em que as pessoas caminham entre as prateleiras ao longo dos corredores.

Eles não conseguem isso freando as rodas dos carrinhos para que o consumidor demore em frente aos produtos, mas pintando ou colando faixas transversais no piso. E quanto mais próximas as linhas, melhor.

Experimentos com milhares de pessoas na Inglaterra, revelaram que o desejo subconsciente de todo indivíduo é sempre alcançar o mais rapidamente possível o seu “objetivo” – neste caso, o final do corredor.

Terreno minado nos supermercados

Mas se o caminho for marcado por listras, cria-se uma ilusão de ótica fazendo com que o final do corredor pareça muito distante. Em razão disto, os compradores tendem a diminuir seu ritmo para conservar energia.

Com o truque, as lojas conseguem segurar os compradores nos corredores com produtos que rendem maior margem de lucro, assim como acelerá-los em outras áreas para evitar aglomeração e congestionamento.

Na verdade, os supermercadistas se aproveitaram de recursos utilizados em zonas de acidentes de trânsito, onde linhas nas estradas dão aos motoristas a falsa impressão de que estão dirigindo mais depressa.

Na rua ou supermercados, as pessoas não percebem que agem assim. Tudo é um processo subconsciente.

Clique nos links destacados no texto para saber mais.

2 comentários em “Faixa no piso faz gastar mais tempo e dinheiro no supermercado

  • 4 de dezembro de 2016 em 17:27
    Permalink

    Coisa de louco!
    Parece até aquele lance de desenhar um círculo no chão em volta de uma galinha, o que a mantém presa.

    Resposta
    • 19 de agosto de 2017 em 13:33
      Permalink

      Kkkk sabe de nada inocente, seu subconsciente lhe influencia em um supermercado assim como em quase tudo…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *