EUA reconhecem Cachaça como produto típico do Brasil

EUA reconhecem cachaça brasileira

CAIPIRINHA GANHA VISTO PARA ENTRAR NOS STÊITS

A Cachaça da Happy Hour

Se os caras sentassem mais à mesa com uma caipirinha bem adocicada à frente, talvez as relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos não azedassem a ponto de muitas vezes irem parar nas barras da Organização Mundial do Comércio (OMC) por divergências na imposição de barreiras tributárias e elevados impostos.

Mas, na reunião de hoje, 9, entre os presidentes Dilma Rousseff e o norte-americano Barack Obama, as tensões foram relaxadas devido ao reconhecimento da Cachaça como produto tipicamente brasileiro, facilitando a sua exportação para os Estados Unidos.

Põe-se fim, então, a um porre de discussão que durava décadas.

Obtida pela destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, a Cachaça é tradicionalmente usada na elaboração da caipirinha, que virou marca registrada do Brasil no exterior.

No país, são produzidos por ano cerca de 1,5 bilhão de litros de Cachaça – a maioria em destilarias e uma parte de fabricação artesanal, em pequenos alambiques. São mais de 30 mil produtores e 5 mil marcas.

Paralelamente, Obama e Dilma negociarão acordos sobre aviação e comunicações.

Também foi solucionada a pendência sobre o suco de laranja, pois os norte-americanos vetaram a entrada do produto brasileiro no país. No entanto, após a interferência da OMC, os Estados Unidos aceitaram rever suas leis.

Estarão ainda em discussão acordos sobre a carne suína e a lei agrícola. O mercado dos Estados Unidos se abriu para a carne suína de Santa Catarina, e os negociadores tentam ampliar a parceria para que a certificação beneficie outras áreas.

As discussões sobre a nova lei agrícola norte-americana são acompanhadas pelos negociadores brasileiros, pois isso pode causar impacto nas exportações nacionais.

No ano passado, os Estados Unidos foram o segundo principal parceiro comercial brasileiro, depois da China. De 2007 a 2011, o intercâmbio comercial brasileiro com o país cresceu 37%, passando de US$ 44 bilhões para US$ 60 bilhões.

De janeiro a fevereiro de 2012, o intercâmbio comercial dos Estados Unidos com o Brasil aumentou em 20% em relação ao mesmo período de 2011, passando de US$ 7,9 bilhões para US$ 9,5 bilhões. As exportações brasileiras cresceram em 38% e as importações, 6% no mesmo período.

Com Agência Brasil

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