EUA acham maior reserva de petróleo do mundo dentro de casa

Reservas de petróleo nos EUA

RIOS DE PETRÓLEO NO PRÓPRIO QUINTAL

Do blog ECOnsciência

Se antes a necessidade por petróleo era o principal motivo para invadir países árabes ou ameaçar o pré-sal alheio com a Quarta Frota, os estadunidenses vão ter que inventar outra desculpa para arrumar confusão no mundo.

É que o potencial de óleo aproveitável na jazida de Green River Formation, encontrada entre os estados de Utah e Colorado, nos Estados Unidos, seria “igual ao de todas as reservas mundiais de petróleo conhecidas”.

Esse volume explorável seria só a metade do existente na jazida, mas equivale ao dobro das reservas confirmadas da OPEP, segundo recente relatório do U.S. Government Accountability Office.

O GAO e a indústria privada estimam que o petróleo aproveitável na jazida atingiria três trilhões de barris.

“Nos últimos 100 anos, toda a humanidade consumiu 1 trilhão de barris de petróleo. E nós temos aqui várias vezes isso”, disse Roger Day, vice-presidente para as operações da American Shale Oil (AMSO).

A jazida não foi incluída no recente relatório da Agência Internacional de Energia – IEA, a qual predisse que por volta de 2020 os EUA serão o maior produtor de petróleo do mundo.

O governo Obama já autorizou as perfurações a título experimental na Green River Formation. A exploração da jazida deve usar métodos de extração inovadores devido às camadas de rochas, mas já se pressente a hostilidade dos “verdes”.

Na Estônia, há 30 anos a petrolífera Enefit desenvolveu e aplica a tecnologia que serviria para esta macro-jazida.

No Canadá, uma outra petroleira utiliza uma técnica diferente em condições análogas. Até que a produção em grande escala se torne rentável serão necessários alguns anos de pesquisa e investimento.

Frank Rusco, diretor da GAO, afirma “não há dúvida de que o petróleo está ali, 3 trilhões de barris dele. A tecnologia para avaliar as reservas é bem boa …. agora a questão é extraí-lo com lucro”.

E pensar que profetas do catastrofismo, como o Clube de Roma, anunciavam que o petróleo acabaria em 1980!

Fonte

Um comentário em “EUA acham maior reserva de petróleo do mundo dentro de casa

  • 25 de novembro de 2012 em 17:45
    Permalink

    E o pior de tudo isso é que eu já sabia. Os Estados Unidos primeiro acabam com o petróleo dos outros a preços baixos, e quando o petróleo mundial está acabando e com tendência de aumento de preços. Depois falam que é uma descoberta, e que não sabiam de sua principal reserva intacta, kkkkkkk, estão nos chamando de burros na cara.

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: