Estrada BR-040, no trecho Rio-Petrópolis, será duplicada para Copa e Olimpíadas

Do HotGaragem Blog

O tempo de viagem do Rio de Janeiro a Petrópolis será reduzido em vinte minutos. O projeto, que tornará realidade o desejo de cerca de dois milhões de motoristas que passam mensalmente no trecho Rio-Petrópolis da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), prevê a duplicação de 20 km da pista de descida, já que a nova via será utilizada para a subida. Também está incluída na obra da concessionária Concer a abertura de um túnel de 5 km. A previsão é de que as melhorias comecem em março de 2011 e terminem até 2013.

Belvedere - BR-040 - Rio-Petrópolis

A nova estrada diminuirá em 5 km a viagem de 55 km entre o Rio e Petrópolis. Assim, o trajeto, que antes era feito em uma hora, poderá ser concluído em 40 minutos. Ao longo do túnel, haverá ventilação mecânica, acostamentos e galeria de interligação com a pista de descida. Na saída do túnel, haverá um novo acesso para Petrópolis e a estrada ganhará um viaduto sustentado por cabos de aço. Com as obras, o pedágio será transferido do Km 104 para o Km 102.

De acordo com o presidente da Concer, Pedro Jonsson, a obra, orçada em R$ 670 milhões, vem ao encontro das preparações do estado do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A duplicação estava prevista no contrato de concessão, firmado em março de 1996. Segundo a concessionária, a antiga subida será preservada e se transformará numa estrada parque, voltada para turismo ecológico, educação ambiental e lazer.

O projeto é uma solução que vai beneficiar muita gente, com segurança e rapidez. Não vamos aumentar a tarifa. Caso haja necessidade de ajustes, será no tempo de concessão. O contrato da Concer expira em fevereiro de 2021 – explicou Pedro Jonsson.

A obra, que está em fase de elaboração do projeto executivo, deve ter início depois da liberação da licença ambiental. A duplicação começará no km 102, em Xerém, e terminará próximo à Rodoviária de Petrópolis. As duas faixas de descida, sentido Rio, ganharão vias laterais e novas alças de acesso. Outra novidade é a instalação de câmeras na estrada e no túnel.

Com informações do jornal Diário de Petrópolis

* * *

Blog Hot Garagem

Um comentário em “Estrada BR-040, no trecho Rio-Petrópolis, será duplicada para Copa e Olimpíadas

  • 9 de janeiro de 2011 em 23:35
    Permalink

    Pena que a duplicação só está acontecendo no estado do RJ, em Minas está tudo parado!

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: