Eike Batista e O Globo juntos na jogada da Marina da Glória

JORNAL DEFENDE A PRIVATARIA NO ATERRO

Projeto para a EBX de Eike Batista

Na última década as primeiras páginas dos jornais passaram a ser sistematicamente desmoralizadas num conluio entre as agências de publicidade desejosas de exibir sua pseudo-ousadia e os departamentos comerciais dos veículos.

Por trás da jogada comercial, o famigerado BV — bonificação por volume — que é uma espécie de molha-a-mão instituída pela Rede Globo, ou o jabá pago às agências para que não levem seus anúncios para a concorrência.

Agora, numa variante da conspurcação das primeiras páginas com publicidade, o jornal O Globo (domingo, 3/3/2013), criou o jornalismo-lobby, com a apresentação edulcorada do projeto de Eike Batista para a nova Marina da Glória.

LOBISMO ANCORADO

Com a chamada ardilosa de “Nova Marina vai se camuflar no Aterro”, embora comece dizendo que o projeto é polêmico, o texto-legenda da planta humanizada pelo jornal escancara o seu lobismo destacando que o projeto já foi aprovado pelo Iphan.

Uma coisa é o jornal defender, em editoriais, projetos entendidos por ele como avanço para a cidade; outra, e muito diferente, é apresentar na primeira página de uma edição nobre – domingo – uma chamada para uma matéria paga de alto de página.

Sob o título “Desvendados os mistérios da nova Marina”, e o subtítulo faccioso “Revitalização de área tombada prevê mais 333 vagas de estacionamento, centro de convenções e 50 lojas”, a jogada fica mais do que clara.

PRIVATIZAÇÃO DO ATERRO

Na apresentação dos “Princípios Editoriais das Organizações Globo“ está escrito com todas as letras:

Pratica jornalismo todo veículo cujo propósito central seja conhecer, produzir conhecimento, informar. O veículo cujo objetivo central seja convencer, atrair adeptos, defender uma causa, faz propaganda. Um está na órbita do conhecimento; o outro, da luta político-ideológica.

Eles estão certos: o jornal O Globo está na luta político-ideológica de privatização do Parque do Flamengo. Por isto, a manipulação de uma informação jornalística para fazer lobby pelo empreendimento de Eike Batista.

Seja qual for o projeto, tanto faz. Desde que seja aprovado.

Privatização do Aterro do Flamengo

Com o jornalista Marcus Miranda (clique nas imagens para ampliar)

Deixe um comentário simpático neste artigo: