Edifício Bêbado – projeto louco de arquiteto ‘lúcido’

O ESPÍRITO DE SALVADOR DALI ESTÁ AÍ

Não, você ainda não passou da conta, fique frio. O prédio, sim, é que está bêbado.

Pelo menos é o que sugerem os apelidos com que a construção foi batizada pelos frequentadores: Casa Torta (Crooked House) ou Edifício Bêbado (Drunk Building).

Acredite se quiser, ele é de verdade mesmo, não se trata da mais nova vítima do Photoshop.

Trata-se, na realidade, do prédio mais fotografado da Polônia, uma criação surrealista do arquiteto Szotynscy Zaleski, que mais parece saído de uma tela de Salvador Dali.

A inspiração teria vindo também de contos de fada infantis, com castelos de sorvete e chocolate que costumam derreter.

O Edifício Bêbado é uma construção em três andares, com 4 mil metros quadrados, localizado no centro comercial Rezydent, em Sopot, uma pequena cidade situada na gelada costa do Mar Báltico. Virou uma espécie de legenda urbana enfiada entre prédios antigos e tradicionais .

Repleto de lojas, bares e cafés, o shopping faz mais promessas pelo inusitado visual externo do que por aquilo que realmente oferece lá dentro. Por isso os turistas preferem curtir uma bebidinha do lado de fora e registrar a presença em fotos.

De todas as fomas, o principal inquilino do local é um bar chamado Wonky Pub, adjetivo que em inglês quer dizer vacilante, instável, pouco firme ou pouco seguro. É mesmo como um bêbado, alguém entortado, do tipo balança-mas-não-cai.

Esta foto acima está linkada a um site que mostra, não só a Casa Torta, mas todo o seu entorno em detalhes, cheio de casas comerciais e pessoas passeando. Não perca esse completo tour de 360°.

Agora a surpresa final que encontrei neste site: repare na vitrine do bar e nos forros dos encostos das cadeiras. Nada mais verde e amarelo, não? Pois bem, e nada mais brasileiro que a nossa caipirinha de cachaça para fazer a festa dos gringos, lá no lugar mais torto do mundo.

(clique nas imagens para ampliar)


2 comentários em “Edifício Bêbado – projeto louco de arquiteto ‘lúcido’

  • 22 de dezembro de 2009 em 13:22
    Permalink

    Quem tava bebado era o arquiteto na hora que fez o projeto. Só pode ter sido efeito de absinto…kkk. Ju

    Resposta
  • 21 de dezembro de 2009 em 13:07
    Permalink

    Oi Nivia. Muito louco mesmo esse prédio. Também vi que ele aparece num blogue chamado Indigestão Mental (rsrs… só podia ser!) junto de outras doideiras que os arquitetos inventam pelo mundo. Dê só uma olhada nessas bizarrices:

    http://www.mentalindigestion.net/?p=364

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: