Divvy Bikes – o sistema de compartilhamento de bicicletas em Chicago

DIVIDINDO E COMPARTILHANDO A ‘MAGRELA’

Programas de compartilhamento de bicicletas são a solução do século 21 para trafegar em cidades com alta densidade de carros e pessoas. Um dos mais avançados foi instalado em Chicago no último verão.

“Divida e Compartilhe” é o lema do Divvy Bikes, serviço de transporte solidário que, até a primavera de 2014, será expandido para 4 mil bicicletas e 475 estações, disponíveis para os ciclistas 24 horas por dia.

Compartilhamento de bicicletas

Cada estação de embarque e devolução tem um quiosque touchscreen, o mapa da cidade e um sistema de encaixe que libera as bikes usando uma chave de membro ou código para passeio.

Os clientes podem comprar assinaturas anuais a 75 dólares ou passes 24 horas a 7 dólares, que permitem viagens ilimitadas aos pedalantes nesse período.

Os primeiros 30 minutos de cada viagem são incluídos no custo da adesão – ou pass – e as taxas incrementais se aplicam a viagens superiores a 30 minutos.

Divvy Bikes Chicago

Membros anuais usam uma chave pessoal usada para desbloquear rapidamente as magrelas a partir de qualquer estação. Mais de 3 mil moradores de Chicago já se inscreveram no programa.

Dos 50 mil passeios de bicicleta feitos desde que o sistema foi lançado – com financiamento federal e municipal – no final de junho, cerca de 75% eram de clientes que compraram passes de 24 horas.

O programa foi batizado como Divvy por refletir a natureza da iniciativa, onde os adeptos “dividem e compartilham” o uso das bikes. A cor azul é no mesmo tom das listras da bandeira de Chicago.

Informações completas e muitas imagens na página de Divvy Bikes no Facebook.

Deixe um comentário simpático neste artigo: