Disco dos Stones tem o zíper mais famoso de todos os tempos

LEMBRANÇA NO DIA DO DOODLE DO GOOGLE

A Cachaça da Happy Hour

Já que o Google resolveu homenagear com um espetacular doodle animado o inventor do zíper, Gideon Sundback, eu aproveito para relembrar o uso obsceno (para os padrões da época) do popular fecho éclair no lendário álbum dos Rolling Stones, que teve Bitch (só podia) entre seus principais hits.

Pela ousadia, Sticky Fingers foi escolhida pela rede de TV VH1 como a melhor capa de disco de todos os tempos. E foi mesmo uma falação (sem trocadilhos, hein!). Imagina uma capa grandona de LP que te convidava a enfiar a mão no cós da calça para revelar um homem em cuecas de algodão lá dentro.

Stick Fingers - álbum do zíper

A obra de arte foi concebida pelo artista pop americano Andy Warhol, fotografada por Billy Name e projetada por John Pasche. A capa, uma foto da virilha do modelo Joe Dallesandro vestindo calça jeans apertada, escondia um pênis supostamente animadinho e tirou o fôlego de muit@s fãs como sendo uma imagem de Mick Jagger.

Porém as pessoas realmente envolvidas no momento da sessão de fotos revelaram que vários homens diferentes foram fotografados e nunca revelaram qual foi usada. O certo é que nem Mick, nem Keith Richards e nenhum outro stone se encontrava entre os pintosos.

Entre os candidatos, Jed Johnson, amante de Warhol, negou-se a lançar sua imagem (ele morreu em 1996, a bordo do voo 800 da TWA), embora seu irmão gêmeo Jay tenha sido uma possibilidade. Enfim, larga isso prá lá…

Após os lojistas se queixarem que o zíper estava causando danos ao vinil, ele acabou transferido ligeiramente para o centro do disco, onde os danos seriam minimizados.

Sticky Fingers é o nono disco de estúdio dos Rolling Stones, lançado em 1971, e entrou na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

É o primeiro álbum dos Rolling Stones em que o guitarrista Mick Taylor, substituto de Brian Jones, morto em 1969, toca do começo ao fim.

É também o primeiro disco dos Stones onde aparece o conhecido logotipo da banda — o “Tongue and Lip Design”, criado por John Pasche.

As 10 músicas de Sticky Fingers são as seguintes:

Side 1

1. Brown Sugar 3:49
2. Sway 3:54
3. Wild Horses
4. Can’t You Hear Me Knocking 7:15
5. You Gotta Move 2:33

Side 2

6. Bitch 3:38
7. I Got The Blues 3:55
8. Sister Morphine 5:35
9. Dead Flowers 4:05
10. Moonlight Mile 5:56

Deixe um comentário simpático neste artigo: