Decodificadas imagens de sonhos e filmes guardados na memória


Máquina reproduz imagens do cérebro

O CÉREBRO SEM SEGREDOS

Do blog BananaPost

Nenhum cientista maluco conseguiu — ainda! — inventar alguma maquininha sinistra capaz de enxergar os segredos inconfessáveis que a gente carrega na intimidade dos nossos cérebros.

Só que os sonhos que guardamos na memória e os filmes que assistimos solitariamente nos computadores, por exemplo, ah, esses poderão ser invadidos por bisbilhoteiros muito em breve.

Brincadeiras especulativas à parte, neurologistas conseguiram, pela primeira vez, decodificar e reconstruir imagens de um filme assistido previamente por três indivíduos, utilizando apenas um scanner e um computador.

O lado bom da experiência, é que este procedimento poderá, num futuro não muito distante, ajudar pessoas com dificuldades de comunicação. O estudo foi publicado na revista americana Current Biology.

Até o momento, a técnica que combina imagens por ressonância magnética (IRM) e padrões informáticos pôde apenas reconstituir pedaços dos filmes assistidos pelos voluntários da experiência.

Entretanto, o método abre caminho para uma tecnologia capaz de ler imagens no cérebro — como sonhos ou “filmes” da memória –, destacaram os cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

“É um passo importante para a reconstrução de imagens no cérebro”, disse o professor Jack Gallant, neurologista da Universidade e um dos autores do estudo. “Abrimos uma janela aos “filmes” projetados em nossa mente”.

No futuro, esta tecnologia poderá permitir uma melhor compreensão do que se passa na mente das vítimas de ataques cerebrais, de pessoas em coma ou de vítimas de doenças neurodegenerativas incapazes de se comunicar.

Também poderá facilitar a criação de uma máquina capaz de se comunicar diretamente com o cérebro, permitindo a pessoas sem capacidade motora comandar instrumentos apenas com a mente, segundo o professor Gallant.

Já o lado ruim da prática, alguma forma de invasão não autorizada ou devassa cerebral… bem, fica por conta da consciência conspiratória de cada um.

Origem

* * *

Blog BananaPost - o porta-voz da macacada


Um comentário em “Decodificadas imagens de sonhos e filmes guardados na memória

Deixe um comentário simpático neste artigo: