Crianças já nascem com habilidade, ou não, para aprender matemática


Ensinar números a crianças

DOM PARA A ARITMÉTICA

A Cachaça da Happy Hour

O dom para lidar com números, fazer contas complicadas e com a matemática em geral pode ser uma habilidade que vem de nascença. Isso significa que uma pessoa pode simplesmente nascer com um “senso” natural para os números.

Um estudo realizado por psicólogos da Universidade John Hopkins, nos EUA, analisou 200 crianças em idade pré-escolar — entre 3 e 5 anos de idade. Elas passaram por diversos testes, envolvendo ou não cálculos aritméticos ou mesmo com símbolos.

Em um dos exames, foi solicitado que elas dissessem, em um universo com bolinhas azuis e amarelas, qual cor estava em maior quantidade — sem que fizessem as contas. As crianças que tiveram melhor desempenho neste teste eram também as que foram melhor nos testes que exigiam contas.

Isso, dizem os pesquisadores, mostra que ser bom em matemática pode ser de nascença, já que elas não tiveram nenhum “preparo” anterior na disciplina.

O resultado foi considerado uma “surpresa”. Para os pesquisadores, pensava-se que a relação entre “senso numérico” e a habilidade em matemática seria altamente dependente da cultura e da língua e levaria anos para ser aprendida.

* Matéria completa no The Telegraph — em inglês, mas nada que o Translator do Google não resolva.

* * *

Blog da Nívia de Oliveira Castro

Deixe um comentário simpático neste artigo: