Copa no Brasil ajudou turismo a crescer na América Latina

CONTINENTE SE BENEFICIOU COM O MUNDIAL

Copa trouxe dinheiro

O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente cerca de 5 trilhões de dólares anuais.

E também é um dos maiores empregadores, gerando cerca de 170 milhões de postos de trabalho, o que representa 1 de cada 9 empregos criados no mundo.

Não seria diferente com a realização da Copa do Mundo no Brasil, que impulsionou o turismo na América do Sul e fez o setor crescer 6% em todo o continente entre janeiro e junho de 2014.

Os dados sobre essa expansão foram confirmados pelos últimos relatórios da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgados em meados de setembro.

O Brasil recebeu 1,035 milhão de visitantes de 203 países entre 23 de maio, data de vigência da Lei da Copa, e 13 de julho, quando a partida final foi disputada no Maracanã.

Entre os 15 países que mais enviaram turistas durante o Mundial de Futebol, 364.094 vieram da América do Sul, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

IMPACTO NO PIB

A Copa do Mundo, portanto, foi importante não só para o país-sede, como para todo o continente. Como já era previsto, o turismo intrarregional também foi beneficiado.

Em todo o planeta, o turismo cresceu 4,6% no primeiro semestre deste ano. Ásia, o Pacífico e a Europa obtiveram crescimento de 5%.

Além do crescimento do número de turistas viajando, o Brasil também teve expressivo aumento na entrada de divisas.

Somente nos sete primeiros meses do ano, os visitantes estrangeiros deixaram no País US$ 4,436 bilhões, segundo dados do Banco Central. O valor representa alta de 10,34% em relação ao mesmo período de 2013.

Em junho, primeiro mês da Copa, a receita com os gastos de turistas estrangeiros somou US$ 797 milhões, recorde mensal da série histórica divulgada pelo BC.

Segundo a OMT, os ganhos com a Copa no Brasil aumentaram 60% nos meses de junho e julho, o que mais um a vez, comprova que o torneio mundial de futebol foi um sucesso.

Deixe um comentário simpático neste artigo: