Container velho reciclado como casa com varanda e jardim no teto

ALTERNATIVA DE MORADIA DIGNA E BARATA

Reciclagem de contêiner

Estima-se que existam hoje mais de 300 milhões de contêineres vazios, por abandono ou problemas de logística de transporte, apodrecendo sob o efeito da maresia em portos espalhados pelo mundo.

Desse jeito, os caixotes de aço não passam de uma monstruosidade que, ao contrário e com a aplicação dos métodos corretos de reciclagem, poderiam resolver boa parte do déficit habitacional planetário.

Utopia? Nem tanto, com a ascensão da inovadora arquitetura verde os contêineres estão sendo cada vez mais utilizados na construção de casas populares a preços bem acessíveis em áreas mais pobres.

Atelier em container

Por exemplo, um contêiner marítimo usado, dependendo do estado e do tamanho, pode custar entre 4 mil e 7 mil reais, sem o frete. A reforma, com revestimentos e customização, não sairia tão pesada assim.

O modelo das fotos virou um espaço funcional com varandinha para uso como moradia, escritório ou atelier. O projeto é da Texas Poteet Architects, uma empresa especializada em revitalização sustentável.

A outra vantagem é que, com a economia nas dispendiosas construções de alvenaria, ainda sobra uma grana para a compra e reforma de um carrão antigo. Repare também no jardim sobre o teto da casa.

Contêiner residencial

Contêiner com varanda

Container Moradia

Casa Conteiner

Clique nas imagens para ampliar

Deixe um comentário interessante neste artigo: