Como produzir um vídeo de sucesso para bombar no YouTube

A RECEITA INFALÍVEL DOS CINCO SEGUNDOS


O tempo de duração influencia o sucesso de um vídeo no YouTube? Em geral, não é o tamanho que determina isso, mas a substância da mensagem. E existe uma barreira de 5 segundos a ser superada.

Quem é do ramo sabe que este é o tempo para capturar o interesse do espectador, se estourar este limite… já era! É por este motivo que o YouTube te dá a opção de pular um anúncio no 5º segundo.

Vídeo Viral

Assim, pode-se afirmar que o tempo de exibição perfeito para um anúncio no YouTube é… mais de 5 segundos. Se este obstáculo foi vencido, é porque deve ter substância, conteúdo com consistência.

Outra coisa a ser considerada é o seguinte: geralmente as propagandas audiovisuais são irritantes, faz parte da sua natureza. Aquele garoto chato da loja de eletrodomésticos não enche o saco por acaso.

As agências usam técnicas de vídeo altamente trepidantes, com modelos sorridentes e em excessivo movimento – e tome pôu, bang, bum, trim, goooooool e efeitos sonoros a dar com o pau, Juvenal.

Contrariamente ao que se recomenda na internet, os comerciais televisivos são projetados para áudio de alta frequência, tão barulhentos quanto os ouvidos possam suportar.

E por que razão? Para fazer com que as pessoas interrompam suas atividades e olhem para a TV.

É simples de compreender: quase sempre mantemos o aparelho ligado enquanto também fazemos um monte de outras coisas ao mesmo tempo.

Às vezes estamos na cozinha, andando pela casa, brincando com nossos smartphones, lendo uma revista, fofocando ao telefone ou apenas cochilando.

Em todos os casos, em geral, as pessoas encontram-se em estado passivo, de modo que os comerciais de TV fazem barulho para chamar atenção e para que se olhe para a tela.

Na internet, ou mais especificamente no YouTube, isso não acontece porque você já está “ligado” no monitor. É só clicar e assistir ao vídeo sem desviar os olhos.

Então não faz sentido produzir um anúncio com o som muito alto. Quem invadir a tela berrando vai perder ponto ao te irritar. E você ainda vai pensar: Ei, eu já estou assistindo. Pare de gritar comigo!

Assim, os melhores anúncios, aqueles que bombam no YouTube, são apenas mais normais, que “conversam” com você ou te tocam intimamente.

Acima temos um bom exemplo, que merece ser analisado: um vídeo super delicado produzido pela Tastemade para ensinar o espectador como fazer uma simples cidra caseira de maçã.

Uma receita comum que, no entanto, se transformou em viral. Por quê? Porque o estúdio texano decidiu usá-la de uma maneira diferente, como anúncio para promover os seus trabalhos audiovisuais.

Não é apenas um vídeo útil, com estética publicitária embalada pelo ritmo vintage de Louis Armstrong. Ele fisga a nossa atenção logo de cara, dentro dos primeiros cinco segundos mágicos.

Daí em diante são 2 minutos de pura substância, que poderiam ter sido 3, 5 ou talvez 10 minutos de duração que nós, ainda assim, iríamos assisti-lo todo. Enfim, uma delícia de aula de publicidade na web.

Ah, sim: ingredientes e modo de fazer a bebidinha, no Sobre. Se necessário, abra com o navegador Chrome, clique com o botão direito na página e mande traduzir o texto para o português. Cheers!

Deixe um comentário simpático neste artigo: