Como evitar que a cerveja estupidamente gelada congele na garrafa

ESTUPIDAMENTE SEM GOSTO

A Cachaça da Happy Hour

Cerveja muito gelada não dá para sentir o gosto direito. Quem tem paladar, sabe. E quem viaja ao exterior também sabe que só aqui existe este negócio de pedir uma “estupidamente” gelada.

É por estas e outras que muita gente passa pela frustração de tirar uma cerveja do congelador para vê-la solidificar-se diante dos olhos. Quando a garrafa não explode na mão do incauto.

Cerveja congelada

Para evitar que isso aconteça, muitos fazem uma cosquinha na bunda da garrafa segurando pelo ponta do gargalo ou a põem debaixo de água corrente e, depois disso, dão uma chacoalhada.

Enfim, para saber o que fazer em tais situações, basta entender a física por trás do incidente. Mesmo que o sabor fique comprometido.

A cerveja no congelador esfriará aos poucos e, se a geladeira não vibrar, pode atingir uma temperatura mais baixa que a de congelamento, o sobrerresfriamento.

Estáticas no congelador, as moléculas não têm orientação para passar ao estado sólido.

“É como se fosse um batalhão, que para saber como se perfilar precisa estar de frente para o chefe”, compara o físico Luís Carlos de Menezes.

O que indica o alinhamento para as moléculas é o movimento brusco de retirada do congelador, agravado pelo susto de ter esquecido a cerveja tempo demais.

“O gesto, ou o calor da mão, dá essa direção”, explica. Com isso o líquido expande, já que o estado sólido ocupa mais espaço do que o líquido, e muitas vezes a garrafa (ou lata) explode.

Para os que apreciam beber uma cerveja bem gelada e líquida, o melhor é retirá-la do congelador evitando qualquer sacudidela ou toque de mão aberta e deixá-la numa superfície estável até que chegue à temperatura acima da de congelamento.

Com Luís Carlos de Menezes — Universidade de São Paulo (USP)

Um comentário em “Como evitar que a cerveja estupidamente gelada congele na garrafa

  • 27 de outubro de 2012 em 09:17
    Permalink

    Gostei muito do post! Parabéns!
    Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer o da Cervejaria Kremer! Acesse o site do chopp kremer e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em sua festa ou evento! Recomendo! http://www.choppkremer.com.br

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: