Como estimular diferentes tipos de inteligência em crianças e adultos


Prédio da Personalidade

O PRÉDIO DA PERSONALIDADE

O QI — Quociente de Inteligência — pode ser aperfeiçoado com estudo formal, estímulo e esforço, até os 12 anos de idade e, depois disso, mudará pouco. Já o QE — Inteligência Emocional — se molda com hábitos, ensinamentos e exemplos aprendidos durante a infância e reforçados na adolescência. Só que, ao contrário do QI, o QE pode continuar a se desenvolver durante toda a vida.

Do blog ECOnsciência

COMO ESTÁ A SUA CONSTRUÇÃO MENTAL?

Por Eduardo Ferraz *

Um estudo desenvolvido pela pesquisadora Carole Peterson, da Memorial University of Newfounland, Canadá, revelou que todos nós, ainda crianças, perdemos parte das memórias de nossa infância.

Divulgada recentemente, a pesquisa, que ouviu as histórias de mais de 140 crianças – entre 4 e 13 anos, mostrou que não ficamos “esquecidos” com o passar dos anos, ao contrário, as memórias que não são revividas na infância são perdidas ainda nesse período.

A neurociência comportamental mostra que ocorre algo parecido com alguns tipos de inteligências ou talentos: o que é reforçado se torna parte da estrutura mental da criança e, mais tarde, do adulto. Já o que não é estimulado acaba sendo, muitas vezes, perdido ou sub-aproveitado.

Essa pesquisa abre uma oportunidade para debatermos um assunto importante: como estimular os diferentes tipos de inteligência em crianças e mesmo em adultos?

Imagine que você construiu um prédio (sua personalidade) e que está estruturalmente pronto para ser habitado. Mas ainda falta o acabamento: a pintura, os móveis e a decoração. O Quociente de Inteligência (QI) tem mais a ver com a estrutura e a Inteligência Emocional (QE) com as habilidades que poderão ser utilizadas para o “acabamento” da personalidade.

Estas diferentes inteligências são representadas pelas habilidades cognitivas – a inteligência lógico/matemática (QI)– e pelas não cognitivas – a chamada inteligência emocional (QE).

O QI, apesar de ter forte componente genético, pode ser aperfeiçoado com estudo formal, estímulo e esforço, aproximadamente até os 12 anos de idade e, depois disso, mudará pouco. Ou seja, os pais precisam estimular cognitivamente os filhos ainda crianças. Não adianta cobrar deles um alto desempenho em matemática, por exemplo, na adolescência, pois a partir daí dificilmente um indivíduo aumenta significativamente seu QI. A estrutura do prédio, neste sentido, se torna fixa.

Já a Inteligência Emocional se molda com hábitos, ensinamentos e exemplos aprendidos durante a infância e reforçados na adolescência. Só que, ao contrário do QI, o QE pode continuar a se desenvolver durante toda a vida. Seria como o acabamento do prédio, você melhora a decoração, mas as paredes continuam no mesmo lugar.

Uma pessoa com baixo QE tem um autoconhecimento limitado, e não avalia o impacto que seus comportamentos causam nos demais. Costuma ser intolerante e egoísta, tendo enorme dificuldade em manter relacionamentos estáveis e de se ajustar ao mercado de trabalho. Por outro lado, pessoas com alta inteligência emocional têm um bom autoconhecimento, costumam ser flexíveis, lidam bem com as diferenças e tendem a escolher carreiras onde possam aproveitar melhor seus talentos.

As pessoas com alto QE, mas com QI mediano, compensam isso com esforço e dedicação em outras áreas para as quais tenham mais aptidão. Além de serem produtivas e assertivas, costumam ter um excelente network, o que facilita o bem-estar pessoal e profissional.

Aumentar o QE não só é desejável como possível. Você pode aprimorá-lo com três passos básicos:

1) Autoconhecimento – Analise com sinceridade seus principais talentos e fraquezas;

2) Autoaceitação – A pessoa que se aceita tem discernimento para continuar evoluindo. O ideal seria investir 80% do tempo livre para aprimorar seus pontos fortes e gastar os outros 20% nos pontos fracos que limitam seu crescimento profissional/pessoal;

3) Não se acomode – Aceitar-se não significa ser passivo e omisso. É importante traçar metas e procurar os ambientes em que sua personalidade (estrutura + acabamento) possa ser mais bem utilizada.

Todo mundo, sem exceção, deixa um rastro durante a vida, e este passado aponta uma clara tendência futura. A personalidade, ao contrário do que muitos pensam, é relativamente previsível. As empresas de alta performance buscam pessoas com um bom rastro e uma construção mental saudável.

Aprimore o desenvolvimento de seu QE. O futuro de sua carreira agradece.

* Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultoria In Company, com aplicações práticas de neurociência, é pós-graduado em direção de empresas e especializado em coordenação e dinâmica de grupos. Autor do livro ‘Por que a gente é do jeito que a gente é?’ (Editora Gente). [www.eduardoferraz.com.br]

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