Com o celular, nós perdemos a capacidade de ‘olhar para cima’

We Never Look Up - Tumblr

ANTOLHOS ELETRÔNICOS

Do blog ECOnsciência

No interior costuma-se dizer, nem tanto de brincadeira, que as pessoas deixaram de ver discos voadores quando perderam o hábito de contemplar o céu. É verdade, já não se vê OVNIs como antigamente.

Isto aconteceu com o advento da TV, que enfurnou as pessoas dentro de casa, e do automóvel fechado, em substituição à carroça e ao jipe, que impôs aos nossos olhos o horizonte mais estreito, rés do chão.

O filme Avatar aborda com bastante propriedade os perigos de se desconectar da nossa realidade natural circundantemente interativa.

Na atualidade, até um hipotético extraterrestre de Pandora correria o risco de não ser percebido entre nós, por maior e mais azul que fosse. As pessoas, mesmo em locais públicos e movimentados, não olham em frente ou para cima, apenas para baixo, para seus smartphones.

Tanto é verdade que um pesquisador finlandês registrou em fotos esses momentos tão cotidianos. As imagens foram disponibilizadas no Tumblr numa série chamada We Never Look Up — ou “Nunca Olhamos para Cima”.

Nós Nunca Olhamos para Cima

Os dispositivos eletrônicos transformaram a maneira como seres humanos se comunicam não só através dos aparelhos, mas também pessoalmente. Agora, as pessoas preferem jogar no celular a conversar com um companheiro ao lado. Já notou os grupinhos num bar ou na balada?

Qualquer segundo livre, como aguardar o sinal de trânsito abrir, é um momento para checar emails, redes sociais ou responder um SMS. Ocupadas com aplicativos, jogos, internet banking e outras atividades que a mobilidade adiciona ao caminho, as pessoas não olham ao redor.

As postagens começaram em 19 de dezembro e já há mais de 200 fotos no ar. Segundo o Twitter do Tumblr, há outras 200 imagens ainda em arquivo, aguardando publicação. Preto no branco, as fotos são chocantes e dão mesmo o que pensar.

A intenção é dar um “sacode” na galera que ainda dispõe de cérebro, antes que seja tarde demais. Você sabia que já chegamos ao ponto em que as pessoas, no mundo todo, têm mais acesso aos aparelhos celulares do que à água potável?

Nós Nunca Olhamos para Cima

Com Terra Tecnologia

Deixe um comentário interessante neste artigo: