artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Início » artigos, atualidade & entretenimento, blog bananapost, cultura

Com bloco ‘Os Cãos de Jacobina’ Bahia tem carnaval dos diabos

Enviado por em 19 de fevereiro de 2011 – 16:21Comente

Integrante do Cãos de JacobinaO BICHO VAI PEGAR NA BAHIA

O bloco carnavalesco Os Cãos foi criado na primeira metade do século passado por Valdemar Pereira da Conceição, o popular Fecha Beco.

Como uma espécie de Exu, ele tinha acabado de chegar em Jacobina vindo direto de Cruz das Almas, no recôncavo baiano.

Tratava-se originalmente de uma forma de protesto contra o fim do Carnaval e início da Quaresma, quando as festas eram proibidas pelos católicos durante esse período.

O grupo cultural estava quase desaparecendo, quando a Coordenação de Cultura de Jacobina resgatou a manifestação e realizou diversas apresentações em eventos na cidade.

Hoje o bloco Os Cãos faz parte da cultura da Bahia e é presença marcante na micareta de Jacobina, se apresentando em eventos na capital, Salvador.

É apontado também como uma manifestação única no mundo. Toda uma história é contada.

São cerca de 40 homens que se pintam de preto com uma mistura feita à base de óleo comestível e tinta xadrez, batom vermelho, chifres e dentes artificiais.

Bloco com diados de JacobinaAs principais personagens da alegoria são o anjo Gabriel, a Alma e a única mulher do grupo, a Pelada, que é a mulher dos Cãos.

O anjo Gabriel desce à Terra para salvar a Alma, que está sendo assediada pelos Cãos – que simbolizam a tentação do Carnaval.

Enfim, trata-se de uma batalha entre o Céu e o Inferno, que é travada de maneira muito divertida e animada no nosso mundo real.

* Com informações de Cidade do Ouro – veja também a galeria de fotos de Adenor Gondim

Comente!

Adicione um comentário abaixo, ou trackback para o seu site. Você pode também inscrever-se para esse comentário via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do assunto, não escreva tudo em maiúsculas e, claro, sem Spam.

(necessário)