Ciência revela por que farol de carro deixa veado paralisado

Veado Bambi e óculos Ray-BanBAMBIS OFUSCADOS

Do blog BananaPost

É impossível imaginar como a Humanidade tenha chegado ao atual estágio de desenvolvimento sem que até agora — jamais! — alguém tivesse sido capaz de dar uma resposta definitiva a essa pergunta fundamental:

— Por que os veados ficam completamente paralisados ao ver o farol de um carro à noite sem tentar sair da frente do veículo?

Pois, enfim, acaba de surgir uma explicação científica para tão intrigante fenômeno que perdura desde os longínquos tempos dos homens das cavernas, tirando o sono de muita gente durante milênos:

“Os veados ficam ofuscados porque são seres crepusculares”, explica o biólogo especialista em veados do Departamento de Pesca e Recursos de Vida Selvagem do Kentucky (EUA), David Yancy, sobre o motivo de tais animais ficarem paralisados quando veem faróis de carros vindo em sua direção.

Quando a luz de um farol atinge os olhos que estão completamente dilatados para capturar a maior quantidade de luz possível, os veados não conseguem enxergar nada, e simplesmente congelam até que seus olhos possam se adaptar.

“Eles não sabem o que fazer, então não fazem nada”, comenta Yancy. A atividade do bicho chega ao auge cerca de uma hora antes ou depois do amanhecer ou anoitecer, e a visão é otimizada por uma luz muito baixa.

Pesquisas contínuas (e caríssimas!) na Universidade da Georgia sobre a visão dos veados de cauda branca sugerem que, comparados aos padrões humanos, esses animais são completamente cegos.

Um pesquisador entrevistado pela revista científica Arkansas Wildlife estima a visão deles em 20/200: quando uma pessoa com visão normal consegue discernir os detalhes de um objeto a 200 jardas de distância, o veado precisa estar a 20 jardas do mesmo objeto para enxergá-lo (eles são melhores adaptados para detectar movimento).

Mais detalhes desta incrível pesquisa aqui.

* * *

Blog BananaPost - o porta-voz da macacada

Deixe um comentário simpático neste artigo: