Chuva de meteoritos deu origem à água na Terra e na Lua

SOMOS TODOS MEIO EXTRATERRESTRES

Chuva de meteoros

Este artigo é para ser lido considerando duas máximas científicas: a primeira, de que na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma; a segunda, de que a massa corporal humana é composta, em média, por 60% de água em homens e 55% em mulheres adultas. Logo…

Tendo isto em mente, a água, fonte da vida na Terra e presente também na Lua, pode ter uma origem comum, proveniente de antigos meteoritos, segundo estudo divulgado pela Universidade de Brown, em Rhode Island, EUA.

Os resultados da pesquisa publicada na revista Science indicam que a água da Lua veio do cinturão de asteroides, e descartam a possibilidade do interior do satélite ser seco.

Vital para os seres vivos como conhecemos, a água é encontrada em abundância na Terra, 97% está disponível nos oceanos, enquanto os 3% de água doce estão distribuídos de várias formas, em rios e lagos, calotas polares, aquíferos e outros reservatórios.

Há 4,5 bilhões de anos, dois enormes objetos colidiram no sistema solar e resultaram na formação de dois outros corpos: a Terra e a Lua.

Contudo, o intenso calor da colisão evaporou todo o hidrogênio presente na Lua, tornando-o um satélite seco.

Porém, recentes pesquisas da Nasa, evidenciaram a existência de hidrogênio, o principal “ingrediente” da água, indicando a presença desta molécula tanto na superfície como no interior do satélite.

Origem da água na Terra

Para saber a origem da água, os cientistas analisaram os cristais que estão em pedras na superfície da Lua, recolhidas em missões pela Apollo 15 e 17, capazes de registrar a história geológica do lugar.

Dentro dessas pedras, a água fica retida, permitindo que os pesquisadores descubram a proporção de deutério, um isótopo estável de hidrogênio.

Em geral, os objetos formados mais perto do Sol têm menos deutério do que corpos que se formaram mais longe.

A pesquisa indicou também que os meteoritos conhecidos como condritos carbonáceos, encontrados no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, são os responsáveis pela origem da água da Lua e do nosso planeta.

Uma outra teoria para explicar a origem da água na Lua e na Terra é que ela teria vindo de cometas — que também são conhecidos por carregar deutério e hidrogênio.

No entanto, a maioria deles é formada em regiões muito distantes, nos extremos do nosso sistema planetário.

Deixe um comentário simpático neste artigo: