Chinês come tudo que voa, exceto aviões, ou tenha quatro pernas, menos mesas

Ração de Gato

SUSHI DE GATO

Do blog BananaPost

A única referência oficiosa aos felinos na culinária brasileira talvez seja o famoso “churrasquinho de gato”, forma popular de se referir à origem duvidosa da carne bovina assada na brasa, em espetinhos de bambú, em carrocinhas de vendedores ambulantes. Mas não passa disso, uma brincadeira.

Já nos países asiáticos, bem, ali o bicho, ou melhor, o bichano pega, literalmente. E às vezes de maneira controversa e escandalosa.

Agora é a morte de um bilionário que está tocando o rebú na Província de Guangdong, na China.

A família diz que o empresário morreu envenenado ao comer carne de gato. Grupos de proteção aos animais, por outro lado, estão furiosos com o uso do bichano como comida.

A acusação foi feita pelo irmão de Long Liyuan, a vítima, segundo o jornal China Daily.

Presidente de uma empresa de reflorestamento, o magnata chinês passou mal após comer em um restaurante da cidade de Gaozhou, onde teria se servido de uma refeição à base de carne de gato.

Dois amigos de Long que o acompanharam ao restaurante também passaram mal e um deles chegou a ser internado na UTI, mas agora passa bem. O resultado da autópsia deve sair em um mês, segundo a polícia.

O dono do restaurante chegou a ser preso por “vender comida sem condições sanitárias. O irmão de Long disse acreditar que ele foi envenenado. Segundo a família, o empresário tinha inimigos nos negócios que poderiam querer o bilionário morto.

O empresário teria investido pesadamente na empresa especializada em reflorestamento e estaria planejando denunciar irregularidades de alguns concorrentes.

Gato Voador

DIREITOS DOS ANIMAIS

O incidente despertou a fúria de ativistas de defesa dos animais, com a venda de carne de gato no restaurante onde Long fez sua última refeição.

O ativista Qiao Huasong disse em seu blog não ter se surpreendido que o empresário seja de Guangdong, dizendo que o povo local “come tudo que voa, exceto aviões, e tudo que tenha quatro pernas, menos mesas”.

A carne de gato é tradicionalmente usada na culinária cantonesa, segundo o jornal, mencionando um famoso prato local, chamado de “dragão, tigre e fênix”, cujos ingredientes principais são cobra, gato e frango.

Outro ativsta, Mo Teng, também expressou insatisfação com o episódio. “Sei que deveria mostrar meu respeito ao falecido, mas tenho de ressaltar o fato de que uma grande quantidade de gatos e cachorros são levados à Província de Guangdong para virar comida”, disse.

Fonte

Deixe um comentário simpático neste artigo: