Cheetah: robô militar corre mais rápido que o velocista Usain Bolt

SE CORRER O BICHO PEGA

A Cachaça da Happy Hour

No que depender do Departamento de Defesa dos EUA, nossos dias pela frente podem ser tão tenebrosos quanto as cenas iniciais do filme O Exterminador do Futuro, com seres humanos no papel de guerrilheiros tentando escapar de máquinas mortíferas.

Fique com as barbas de molho porque roteiro já está traçado: a DARPA é uma agência do departamento de defesa dos Estados Unidos. A sigla significa Defense Advanced Research Projects Agency — Agência Avançada de Pesquisa de Projetos de Defesa.

O que a divisão faz é desenvolver projetos de alta tecnologia para emprego militar. Um dos maiores focos da agência é no desenvolvimento de robôs.

Um dos mais temíveis é o Cheetah — pronuncia-se chita. Oficialmente, o robô está sendo desenvolvido apenas para carregar equipamentos do campo de batalha. Será?

A máquina foi construída para simular todos os movimentos do animal conhecido por aqui como Guepardo. Apesar de ainda não ser tão rápido quanto a fera, o bicho mecânico está perto.

Corredor Usain Bolt x Guepardo

O Cheetah pode atingir uma velocidade de 28,3 milhas por hora (cerca de 45,5 km/h). Isso significa que quando essas máquinas invadirem as cidades, não será possível fugir delas.

Nem mesmo o medalhista olímpico e recordista mundial Usain Bolt poderia escapar, já que o velocista consegue atingir “apenas” 27,78 milhas por hora (cerca de 44,71 km/h).

É importante notar que o recorde de velocidade foi atingido em um ambiente controlado de laboratório, em uma esteira. Por sorte, ele ainda capota.

O robô também precisa ter uma fonte de energia externa conectado ao seu corpo para funcionar. Portanto, ainda temos tempo de nos preparar para o pior.

Com TecMundo

Deixe um comentário simpático neste artigo: