Chaveiro articulado de caranguejo real promove cidade pesqueira

CRUSTÁCEO GIGANTE EM RISCO DE EXTINÇÃO

Brinde promocional com animal marinho

O mais bacana deste chaveirinho é que quatro partes do caranguejo são articuladas. Pendurado na argola, o bichinho de metal fundido se encolhe na carapaça; invertido, as pernas e puãs se abrem.

O souvenir foi criado para promover a cidade portuária de Seattle, importante terminal pesqueiro na costa noroeste do Pacífico, responsável por grande parte do abastecimento de pescado nos EUA.

Caranguejo como souvenir

Mas um problema ecológico se agravou e o brinde-símbolo pode perder o significado. É que a pesca do caranguejo real vermelho começou a entrar em colapso pela acidificação do Mar de Bering.

Com seu habitat ameaçado pelas emissões de CO², o crustáceo gigante que atinge até 1,80 m de envergadura poderá sumir dos cardápios norte-americanos e levar milhares de empresas à falência.

Brinde com animal marinho

É paradoxal porque a pesca sustentável sempre foi mantida sob estritos parâmetros. As fêmeas, além dos machos que não cumpriam um tamanho mínimo, eram devolvidos imediatamente ao mar.

E assim, após décadas e décadas sendo carregados pelos barcos como tesouros encontrados no fundo de um mar rico e fértil, os caranguejos poderão sumir do horizonte. E os de divulgação também.

Caranguejos em extinção

Clique nos links sublinhados do texto para saber mais.

Deixe um comentário simpático neste artigo: