Charge: tentativa de assassinato com defensivos agrícolas na comida

Contaminação de alimentos

PERIGO À MESA

Do blog ECOnsciência

Charge muito show do capixaba Amarildo sobre mais um alerta da Anvisa acerca da presença nos alimentos de pesticidas perigosos para a saúde humana. Esta é uma prática criminosa!

O negócio é mesmo preocupante, afinal de cada dez pés de alface à venda em feiras e supermercados, quatro estão contaminados por resíduos de agrotóxicos. Cerca de 40% do tomate e do morango consumidos pelos brasileiros também contêm vestígios irregulares de defensivos.

Os dados são do relatório anual do Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), divulgado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Das 1.198 amostras analisadas pela agência no ano passado, 207 apresentaram resultados insatisfatórios, ou seja, mais de 17% do total de alimentos continha resíduos de agrotóxicos não autorizados ou acima do limite máximo permitido.

Os casos mais preocupantes são as culturas de morango (com 43,6% de contaminação), de tomate (com 44,7%) e de alface (com 40%).

Entre as substâncias encontradas nos alimentos estão ingredientes ativos de diversos tipos de agrotóxicos, como endossulfam, acefato e metamidofós, que, de acordo com a Anvisa, são conhecidos pela neurotoxidade e riscos de desregulação endócrina e toxicidade reprodutiva.

O alto índice de amostras de alface com resíduos de agrotóxicos, por exemplo, merece atenção redobrada por se tratar de uma cultura “muito sensível” ao uso de defensivos, além do alimento ser consumido sem preparo, cru.

Saiba mais a respeito deste assunto no SunNet.

Deixe um comentário interessante neste artigo: